Entretenimento

Mora Fest completa 10 anos e espera receber 600 pessoas no domingo

A festa tem como objetivo arrecadar recursos para a manutenção da Igreja Católica de Morro Bonito e resgatar a tradição do jogo praticado por italianos.

Foto: Maria Luiza Da Rolt

A 10º edição da Mora Fest acontece neste domingo, dia 25, na comunidade de Morro Bonito em Içara. Tradicional em famílias italianas, o jogo de Mora é a principal atração do evento que será realizado a partir das 12h no Centro Comunitário da localidade. Os organizadores esperam receber 600 pessoas e os ingressos estão disponíveis a R$ 35 no telefone (48) 99633-4872.

Além do jogo, que conta com fortes batidas na mesa de madeira e as chamadas dos números em italiano em alto tom de voz, o público poderá saborear mais de 450kg de costela a fogo de chão e um variado buffet.

A festa tem como objetivo arrecadar recursos para a manutenção da Igreja Católica de Morro Bonito e resgatar a tradição do jogo praticado por italianos desde o século 17. “Ainda temos alguns ingressos, pedimos para que as pessoas se antecipem, pois não sabemos se terá na hora do evento para vender. Após o almoço, começam os jogos, que contarão com inúmeros jogadores da região, vale apena conferir de perto essa festa”, salienta Irineu Biff, um dos organizadores do evento.

De acordo com o coordenador da Mora na região, Antônio Fachin Filho, Santa Catarina é o estado em que mais se joga Mora. “Nossa região está bem representada pelos descendentes de italianos, porém quem acaba jogando são os mais velhos. Precisamos resgatar essa tradição e disseminar a cultura, por isso convidamos que todos participem e venham aprender conosco”, relata o coordenador.

Conforme Fachin, o jogo de Mora era um passatempo encontrado pelos prisioneiros italianos do século 17 e praticado fortemente na região de Vêneto. No século 19 foi proibido devido as brigas constantes entre os jogadores. Atualmente na Itália jogam somente para recordar os velhos tempos. Já no Brasil, o jogo de Mora veio com os imigrantes e foi também muito difundido por ser uma brincadeira de inteligência e agilidade.

“É preciso estar ligado nos movimentos das mãos e na voz dos participantes. Nossa região ainda pratica muito esse jogo, cidades como Siderópolis, Urussanga, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Pedras Grandes, Orleans, Treviso, Criciúma, Turvo, Meleiro e Içara possuem um número considerável de jogadores, mas ainda precisamos manter a tradição viva e conquistar novos adeptos”, finaliza Fachin.

Colaboração: Luana Mazzuchello 

Notícias Relacionadas

Doces ou travessuras? Maria-Fumaça temática vai comemorar Halloween e Dia do Saci

Dois passeios estão programados com o tema, entre Tubarão e Laguna. Um dos dias será dedicado à crianças

I Feira do Livro é oficialmente aberta em Orleans

Programação Cultural contempla um mês repleto de atrações para comemorar aniversário de Orleans

Celebrações ocorrem durante o mês de agosto e se estendem até o dia 7 de setembro, valorizando as potencialidades culturais e turísticas da cidade.

Cinema ao Vivo exibe em Araranguá o clássico O Circo, com trilha sonora da Banda da Lapa

O público irá presenciar um clássico do cinema mudo datado de 1928 sendo trilhado por uma banda criada ainda no século 19. A entrada é gratuita.