Geral

Moradores de Orleans manifestam interesse em pertencer a Lauro Müller

Em reunião realizada na noite desta terça-feira (18), no Centro Comunitário de Rio Capivaras Alto, um grupo de 20 moradores que tem suas propriedades localizadas nos limites entre os municípios de Orleans e Lauro Müller reafirmou o interesse em pertencer a Lauro Müller.

O encontro teve início às 19h30min e foi articulado pela vereadora Soraya Curcio Librelato (PSD). O prefeito de Lauro Müller Fabrício Kusmin Alves também participou da reunião.

Os moradores que há muitos anos reivindicam a mudança de divisa, tinham dúvidas de como ficariam suas escrituras após o processo, já que suas terras estão localizadas em Orleans. Após consulta, a diretoria de Geografia e Cartografia da Secretaria de Estado do Planejamento e no Cartório de Registro de Imóveis, a vereadora Soraya informou que apenas será necessário fazer um adendo na escritura observando o novo município onde estará localizada a área de terras. “Essa observação terá um custo de setenta e seis reais e oitenta e dois centavos”, explicou.

Na ocasião foi debatido sobre a área a ser abrangida pela nova demarcação. Um mapa, com um laudo territorial elaborado pela diretoria de Geografia e Cartografia da Secretaria de Estado do Planejamento, foi apresentado pela vereadora Soraya.

O prefeito Fabrício registrou que esse é o momento de arrumar essa questão que vem se arrastando há muito tempo e de certa forma trazendo prejuízos para Lauro Müller. “A decisão é de vocês, mas saibam que o Poder Executivo está ao lado de vocês. Se é isso que vocês desejam então daremos continuidade ao processo”, pontuo.

Um técnico da Prefeitura de Lauro Müller irá percorrer o novo traçado de divisa, conforme mapa e laudo com coordenadas geográficas, elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento, para afixar marcos e assim sanar dúvidas sobre extremas de propriedades de alguns moradores.

Desde 2010 um estudo vem sendo feito para viabilizar a mudança de divisa entre os dois municípios. Na época os dois prefeitos haviam concordado em fazer a alteração.

Os moradores alegam que a distância até o Centro de Orleans é muito maior que até o Centro de Lauro Müller. E que em razão da distância, eles acabam sendo privados de serviços básicos, como: saúde, educação e outros. Eles também argumentam que suas atividades comerciais e serviços bancários são desenvolvidos em Lauro Müller, por esta razão tem interesse em pertencer ao território lauromüllense.

[soliloquy id=”30562″]