Política

Moradores do Jardim Anita vão à Câmara de Vereadores de Orleans reivindicar melhorias

Vera Lucia Gomes Coelho, representando a Associação de Moradores do Jardim Anita, fez uso da tribuna para reivindicar melhorias para a localidade onde mora. O pronunciamento se deu na primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans, realizada segunda-feira (2). Vera Lucia solicitou construção de uma ponte, instalação de rede de esgoto sanitário e pluvial e pavimentação das ruas.

De acordo com a orleanense, foi realizada uma reunião no dia 29 de maio do último ano com o prefeito Marco Antonio Bertoncini Cascaes, o secretário de obras Udir Luiz Pavei, o Dija, e com o diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae de Orleans, Antonio Willemann.

"Na reunião, disseram que nos dariam uma resposta e estamos aguardando até hoje. Dizem que nossa situação se resolve em três horas. Mas, durante esse tempo, muita coisa pode acontecer. Lá moram 37 famílias e tem idosos e crianças, não podemos ficar ilhados. Já cheguei a perder três horas de trabalho em um dia de chuva", afirmou.

O líder do governo municipal, vereador Valter Orbem (PSD), reconheceu a complexidade da situação. "Conversei com algumas pessoas para saber o que poderia ser feito a respeito. Ficou combinado que no dia 12 de fevereiro, quando os trabalhadores da carpintaria voltarem de férias, serão iniciados trabalhos para levantar 80 centímetros da ponte. É um início de algo que pode ser feito para melhorar a estrada e diminuir a dificuldade dos moradores".

O vereador Antonio Dias André (PMDB), o Geada, por sua vez, sugeriu que seja realizado o desassoreamento do rio. "Que se faça então desassoreado 20 centímetros do rio e que se aumente mais 80 centímetro da ponte, já diminui aí um metro de água. Vai facilitar sem muito discurso político".

Geada aproveitou também para cobrar a execução de outra obra. "Mas como falaram que a do Jardim Anita é a última ponte que está na coleção deles, desculpe usar este termo, então já estou feliz porque pode ser que a da Santa Clara esteja mais próxima", brincou, provocando risos dos que estavam presentes.

Ordem do dia

Os vereadores votaram, por unaniminidade, a favor do requerimento para que seja encaminhado um ofício ao prefeito municipal. O objetivo é solicitar a apresentação de informações a respeito dos gastos advindos dos estragos da chuva, que atingiu o município em janeiro. Dentre eles, estão:

– Cópia do Ato Administrativo (Decreto Executivo) que declarou Estado de Emergência e ou Estado de Calamidade Pública, vsto que não está disponível no sítio da prefeitura municipal;

– Relação das famílias atingidas e relacionadas ao estado de calamidade pública e ou estado estado de emergência, e, porteriormente, beneficiadas com os respectivos incentivos da administração pública, relacionando ainda os tipos de incentivos e ou doação de materiais e outros para cada família;

– Apresentação dos valores das compras dos materiais disponiblizados para as famílias atingidas pelas chuvas ocorridas no início de janeiro e que fundamentaram o decredo de Estado de Calamidade e ou Estado de Emergência;

– Cópia do Processo Licitatório que objetivou a contratação de empresa para a realização da obra de asfaltamento, que estão sendo realizados no Loteamento São Jerônimo, pela empresa Pais&Filhos;

– Cópia dos orçamentos iniciais e demonstrativos de despesas, antecipações de pagamento e aditivos feitos em favor da empresa Pais&Filhos.

[soliloquy id=”107699″]