Geral

Morre Cesar Luiz Pasold, professor e advogado em SC

Ele era doutor em direito do Estado e lecionou em diversas instituições catarinenses

Divulgação

O professor e advogado Cesar Luiz Pasold morreu neste domingo (24), aos 76 anos, em decorrência de um câncer. A informação sobre o falecimento foi confirmada pela seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da qual ele fazia parte.

Pasold era doutor em direito de Estado pela Universidade de São Paulo (USP) e deixa um legado expressivo no ensino jurídico em Santa Catarina. Atualmente, ele era professor Universidade do Vale do Itajaí (Univali), pela qual era também doutor honoris causa.

Ao longo da carreira, ele lecionou em diversas instituições, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Também já foi diretor da Escola Superior de Advocacia da OAB no Estado, de quem recebeu a Medalha João Baptista Bonnassis, honraria máxima da seccional catarinese, após exercer a advocacia por mais de 50 anos.

Pasold era natural de Blumenau, no Vale do Itajaí, onde nasceu em 13 de julho de 1945, mas cresceu em Florianópolis, cidade na qual graduou-se em direito pela UFSC em 1967. Em sua carreira acadêmica, o professor também obteve o título de mestre em saúde pública pela USP e realizou um pós-doutorado em direito das relações sociais na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ele fazia parte de seis academias de letras no Estado, entre elas a Academia Catarinense de Letras Jurídicas (Acalej), que chegou a presidir. Pasold também foi vice-presidente do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (Iasc), de quem também recebeu condecorações pela dedicação à comunidade jurídica no Estado.

A Academia de Letras de Biguaçu, da qual o professor também fazia parte, comunicou que o velório do corpo dele ocorrerá no Cemitério São Francisco de Assis, do bairro Itacorubi, em Florianópolis, a partir das 17h deste domingo. O sepultamento será também no local, às 10h desta segunda-feira (25).

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Jovem estaciona carro na frente da casa da namorada e tem surpresa desagradável em SC

Polícia Militar precisou ser acionada por volta das 22h30 desta quinta-feira (26), em Campos Novos, no Meio-Oeste

Polícia Militar prende homem envolvido em tráfico de drogas em Criciúma

A Polícia Militar de Criciúma prendeu ontem, 26, homem envolvido em tráfico de drogas no bairro Jardim Maristela em Criciúma

Empréstimo de carro tem desfecho intrigante em SC

Polícia Militar foi acionada no município de Guaraciaba, no Extremo-Oeste do Estado nesta quinta-feira (26)

Aeroporto no Rio passa a exibir filmes pornôs em totens após ter painéis hackeados

Infraero diz que totens são de responsabilidade de empresa de publicidade