Política

Morre o prefeito Manoel Bertoncini

Em luta contra o câncer há quase quatro anos, ele estava internado na UTI há seis dias, após sofrer um AVE

Tubarão e região estão de luto. O prefeito Manoel Bertoncini (PSDB), 51 anos, enfrentava um câncer de pulmão, com metástase, há mais de três anos. Descobriu logo depois de vencer a eleição de 2008, em outubro. Ele faleceu há pouco, por volta das 20 horas, após seis dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Socimed, em decorrência de um Acidente Vascular Encefálico (AVE).

Desde que recebeu o diagnóstico de câncer, Bertoncini já foi internado diversas vezes. Desde agosto de 2010, foram seis internações, uma delas também por causa de um AVC, em agosto do ano passado, quando ficou internado por alguns dias em Tubarão e outros em São Paulo, e ficou afastado da prefeitura por quase um mês.

O único boletim médico divulgado hoje pelo Socimed foi às 10h30min e informava: "quadro neurológico muito grave com sinais de piora. Segue em ventilação mecânica e com tubo orotraqueal. Não existe diagnóstico de morte encefálica. Está sem sedação no momento e mantém mesmos reflexos de ontem".


Manoel Bertoncini deixa a esposa, a médica cardiologista Márcia Pereira, e dois filhos, Igor e Laís. Márcia falou publicamente sobre o estado de saúde do marido pela primeira vez ontem. Agradeceu o apoio da população e destacou o trabalho de Bertoncini à frente da administração municipal.

“Ele tem muito orgulho das coisas que já fez. Ao sair pelas ruas, os olhos dele brilham ao ver a contribuição que ele deu à cidade. Postos de saúde, Central do Cidadão, creches, arena, ruas asfaltadas, drenagem, enfim. Ele contribuiu muito com o desenvolvimento de Tubarão”, afirmou ela.

Sonhos prestes a serem realizados

O prefeito Manoel Bertoncini não conseguiu inaugurar obras que considerava de extrema importância para o desenvolvimento de Tubarão. A Arena Multiuso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o Pronto Atendimento 24 Horas eram algumas de suas prioridades. Mas as três estão em andamento. No caso da arena, deve ser inaugurada até dezembro. Para o CCZ, falta a chegada de um veículo, já comprado, alguns equipamentos, móveis. Toda a estrutura física, com canil, gatil, baias para animais de grande porte, está pronta. Há veterinário e funcionários no local. A ordem de serviço para o PA 24 horas foi dada dia 14 de março deste ano. As obras estão em andamento e o prazo de conclusão é de um ano.

Na última entrevista pingue-pongue concedida ao Notisul, publicada na edição de 3 e 4 de março deste ano, Bertoncini falou sobre os projetos para o seu último ano de mandato – na época, já havia praticamente descartado disputar a reeleição, justamente por causa do debilitado estado de saúde.

“Nos últimos dois anos, realizamos muitas obras de drenagem, um trabalho que não aparece, e melhoramos as secretarias de saúde, desenvolvimento social e educação, nossas prioridades. Este ano, a meta é trabalhar nossa maior carência, a infraestrutura viária, e a conclusão do que está em andamento. Meu sonho é sair da prefeitura com o que comecei finalizado. No fundo, sei que não será possível, mas não perdi a esperança (risos)”, declarou ele na época.

Notisul