Turismo

Mosteiro de Visitação será aberto dia 19 de março, em Maracajá

Foto: Itaionara Recco

Foto: Itaionara Recco

No dia 19 de março, quinta-feira, às 15h, cinco monjas que irão fundar o Mosteiro de Visitação de Santa Maria no Brasil serão recebidas em Maracajá. Para convidar para a chegada delas, o novo pároco da cidade Padre Lucas Fernandes Bombazar, o pároco da Igreja Matriz São Donato, de Içara, Antônio Vander e o Padre Antônio Rossi, estiveram com o prefeito Wagner da Rosa, na tarde desta terça-feira, 10.

O Padre Lucas conta que o local será de peregrinação e as irmãs visitandinas, duas espanholas, uma brasileira, uma uruguaia e uma portuguesa, darão aconselhamento à população. "As monjas terão uma vida contemplativa, mas elas recebem as pessoas para dar orientação espiritual, porém sem contato visual".

A prefeitura irá viabilizar o asfalto do acesso ao mosteiro. "O local será ainda um ponto turístico religioso, pois todo o sul vai se voltar para Maracajá", completa o padre.

A Igreja católica prepara uma grande recepção para as irmãs, que ficarão alojadas na antiga casa das irmãs, próximo a Escola Manoel Gomes Baltazar.

O prefeito Wagner lembra que os munícipes estão muito felizes com a chegada do novo padre e que a instalação do Mosteiro será um marco, pois Maracajá terá o privilégio de acolher as monjas que irão fazer parte da caminhada religiosa. "Um dos nossos objetivos é voltar com a Semana da Juventude realizada antes da Festa do Colono e para isso gostaríamos de contar com a parceria da padre", afirma.

Padre Lucas chegou em Maracajá no final de dezembro do ano passado. A família do padre mora em há 25 anos em Criciúma e foi lá que ingressou no seminário Rogacionista, no bairro Pinheirinho. Aos 21 anos foi para um ano de estudos em Bairro, São Paulo, de 2004 a 2007 fez graduação em filosofia em Curitiba, Paraná, e teologia em São Paulo entre 2008 e 2011. Em 2012 deixou a Congregação Rogacionista e ingressou na Diocese. Em 2013 iniciou estágio pastoral em Jacinto Machado e em 10 de maio de 2014 foi ordenado padre em Urussanga, onde permaneceu 11 meses até vir para Maracajá no final de 2014.

Uma peculiaridade do Padre, que tem 33 anos, gostar de andar de bicicleta pela cidade e assim conhece e visita as famílias. Ele comenta que sempre utilizou a bicicleta e foi o primeiro presente que recebeu quando chegou em Maracajá.  

Colaboração: Itaionara Recco