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Motoristas aguardam construção de pistas complementares na região de Laguna

A revisão de um contrato como o feito com o consórcio Setep/Setorsul, vencedor da licitação para a duplicação dos acessos à Ponte Anita Garibaldi, na BR-101, em Laguna, não é tarefa de poucos dias. É um calhamaço de papel que precisa ser minuciosamente verificado. Um erro e tudo pode ir por água abaixo.

Porém, é legítima a preocupação da população quanto à demora em expedir a ordem de serviço para o início do trabalho. Dois meses se passaram e o prazo de que isso ocorra, por ora, não foi adiado. A previsão é que isso seja feito ainda neste semestre, para que os trabalhos comecem, no máximo, em agosto.

O grupo apresentou a proposta de R$ 50.299.999,29. A duplicação dos acessos à ponte é vital para minimizar os congestionamentos da região de Laguna e Pescaria Brava.

Por outro lado, cabe ressaltar algo que poucos lembram: começar os acessos no próximo mês, por exemplo, enquanto parte do canteiro de serviço da Camargo Correa-Artepa/M. Martins/Construbase está às margens da rodovia praticamente no meio do lote, seria um erro.

O trânsito ficaria ainda mais complexo, pois seriam três grupos diferentes na mesma área – o lote 25, justamente na altura de Pescaria Brava, segue em obras. É de responsabilidade do consórcio Araguaia/Blokos/Emparsanco, com subcontratação da mesma Setep.

Se é para evitar um ‘tiro no pé’, aceita-se a demora, mas não é permitido ficar na gaveta. A região precisa desta rodovia pronta. O crescimento da cadeia logística fica completamente inviabilizado sem o modal rodoviário.

Já teve mais longe

Com a perfuração do túnel no Morro do Formigão, em Tubarão, em andamento, a construção de Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e a finalização dos lotes 25 (Laguna a Capivari de Baixo) e 29 (Sombrio a Araranguá), para totalidade da duplicação da BR-101 sul, resta ‘apenas’ a abertura do túnel duplo e pistas suspensas no Morro dos Cavalos, em Palhoça.

Pelo cronograma do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), a licitação deve ser lançada em setembro deste ano. A data prévia foi anunciada em abril, no relatório de obras previstas até o fim deste ano e 2014.

O projeto técnico e de engenharia, o estudo e o relatório (EIA/Rima) de impacto ambiental estão prontos e aprovados. Apesar da boa notícia, o prazo somente será possível se houver entendimento em relação ao Plano Básico Ambiental, onde são descritos todas as condicionantes específicas em relação ao componente indígena.

A discussão entre Dnit, Funai e Ibama prossegue. O projeto prevê a perfuração de dois túneis de 2.220 metros cada, que atravessarão o maciço do Morro dos Cavalos. No lado sul, a obra iniciará logo após as pontes sobre o Rio Maciambu. No lado norte, o túnel termina em cima de pistas elevadas (viadutos de 400 metros cada), o que evita o aterro da área.

Conheça a obra

Segundo o Jornal Notisul, o projeto das pistas complementares à ponte Anita Garibaldi, na BR-101, em Laguna, prevê uma série de melhorias em relação aos acessos à Cidade Juliana e Pescaria Brava. O consórcio Setep/Setorsul construirá viadutos de acesso, ruas laterais e travessias urbanas. As obras serão realizadas entre a região de Cabeçuda até a comunidade de Bentos, em uma extensão de pouco mais de cinco quilômetros.

Os viadutos estão projetados para o acesso principal ao município e para o trecho de acesso da comunidade de Barbacena. O prazo de vigência do contrato é 720 dias consecutivos, contados a partir da ordem de serviço.