Trânsito

Motoristas terão nova sinalização rodoviária na BR-101, em Laguna

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC), está perto de finalizar toda a instalação de sinalização rodoviária na BR-101 Sul, nos lotes 1 e 2 da travessia urbana de Laguna, Cabeçuda e Canal de Laranjeiras.

O trecho de duplicação entre o km 308 ao km 316 tem construídos e liberados oito quilômetros de pistas, cerca de 11 kms de vias laterais, dois viadutos, uma passagem de pedestres, uma passarela e a Ponte Anita Garibaldi (Ponte de Laguna), com 2.830 metros de extensão.

No trecho, a sinalização horizontal, que são as faixas de eixo central e bordos de pistas, tem 95% de toda a extensão concluída, restando apenas alguns trechos de vias laterais. Nas pistas duplicadas são 48 quilômetros de linhas pintadas sobre o pavimento, sendo 32 kms de faixas contínuas (bordos) e 16 kms de linhas tracejadas – indicando o centro da pista.

A sinalização vertical (placas, painéis, pórticos e semipórticos) tem toda a instalação concluída. No lote 1, entre o km 308 ao km 313, o DNIT/SC instalou 631 metros quadrados de sinalização. Capa painel dos pórticos e semipórticos medem cerca de oito metros quadrados cada (quatro metros de largura por dois metros de altura). Os pórticos são fixados em duas sapatas e medem 13 metros de comprimento, ligando as extremidades de uma pista (duas faixas de rolagem). Já os semipórticos medem aproximadamente sete metros de comprimento e são suspensos por apenas um apoio. Pórticos e semipórticos medem 5,5 metros de altura.

Toda a sinalização tem por finalidade delimitar o tráfego, identificar as vias, os destinos e os locais de interesse; orientar condutores de veículos quanto aos percursos, destinos, distâncias e serviços auxiliares, podendo também educar o usuário.

Nos lotes já duplicados, a instalação da sinalização horizontal (faixas de eixo central e bordos) e vertical (placas, pórticos e semipórticos) está concluída. Resta agora trabalhos de reposição de placas danificas ou pintura de faixas em trechos que receberam trabalhos de melhorias no pavimento asfáltico ou recém liberados ao tráfego de veículos, como as pistas edificadas nos lotes 1 e 2 da travessia de Laguna. No trecho da travessia urbana de Laguna, esta temporada de verão marca a primeira em pistas totalmente duplicadas, com obras de arte especiais liberadas ao tráfego de veículos.  

Com liberação, atente ás mudanças de acessos

Com liberações nos lotes 1 e 2, a entrada e saída de veículos e pedestres nos bairros lindeiros à BR-101 Sul mudaram entre Bentos, em Laguna até o bairro de Bananal, em Pescaria Brava. Agora, é preciso atentar para a sinalização vertical disposta, para acesso e manobra de retorno, dentro dos espaços seguros.

Colaboração: Muriel Albônico/DNIT SC