Geral

Mulher assume cemitério e se torna primeira coveira da história de Urussanga

Ronilda Cancellier Bernardo está à frente do Cemitério Municipal de Urussanga

Foto: Karla Ribeiro/Clicatribuna

Foto: Karla Ribeiro/Clicatribuna

Desde a última quarta-feira, Ronilda Cancellier Bernardo está à frente do Cemitério Municipal de Urussanga. Há 27 anos trabalhando como pedreira e carpinteira, Ronilda, mais conhecida como Nina, agora tem a função de administrar e trabalhar na função de coveira no município. Ela é a primeira mulher a administrar o cemitério da cidade.

“Estou gostando, pois como eu pensei que fosse ser, está sendo”, afirma Nina. “Estou apenas com alguma dificuldade em encontrar os lugares porque faz apenas uma semana que estou trabalhando aqui. Já fiz a primeira exumação de cadáver essa semana e foi tranquilo”, acrescenta a nova administradora do local.

A atual coveira da cidade diz que pretende fazer uma limpeza geral em todo o cemitério, incluindo roçadas e capinagem. “Há muito entulho nos arredores do cemitério. Pretendo colocar grama depois da limpeza em torno dos muros”, revelou a mulher à reportagem do Clicatribuna.

De acordo com ela, o cemitério não tinha nada de ferramentas próprias. “Tudo temos que pegar do departamento de obras, a pá, enxada, carrinho de mão, praticamente tudo”, afirma Nina. Para mudar essa situação, ela irá trabalhar muito. “Eu sei que há muito trabalho a fazer aqui, mas minha intenção é deixar este lugar sempre bem cuidado em respeito às famílias que aqui vêm visitar os entes queridos”, salienta ela.