Saúde

Mulheres de Tubarão se unem contra o câncer

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

Para fortalecer as mulheres que estão enfrentando a luta contra o câncer, o grupo Flores de Aço se reuniu em Tubarão para um café. Reunidas no salão paroquial da igreja do bairro Humaitá, cerca de 40 mulheres que estão em alguma fase do tratamento da doença estiveram juntas para se fortalecer em busca da cura.

De acordo com a fundadora do grupo, Janaína Pures de Souza, o objetivo é elevar a autoestima das mulheres e fazer com que elas estejam unidas nesta batalha. “Na amizade e no companheirismo é onde conseguimos levar a doença com mais tranquilidade. Por mais que nossos parentes e amigos entendam, só quem passa sabe exatamente o que sentimos”, revela Janaína. 

Ela destaca que as ações que envolvam o assunto “câncer” entre as mulheres não podem ficar apenas concentradas no mês de outubro, tendo em vista o projeto Outubro Rosa. Para ela, essa divulgação e apoio deve acontecer sempre. “Por isso, seguimos com este trabalho que não pode parar”, fala Janaína. 

Durante a tarde especial, as mulheres participaram de várias atividades. “São tantas histórias, tantos rostos, tantas coincidências. Sim, estou careca, inchada, terei a mama retirada. Eu não escolhi ter câncer, mas se eu tenho posso optar por tentar ser feliz, pois ele não é meu amigo, mas está nas páginas da minha história e pode ser um aprendizado na minha vida”, fala Rosângela Gomes de Carvalho Alves, que luta contra o câncer de mama.

Com informações do Jornal Diário do Sul