Segurança

Município de Tubarão manterá estruturas de prontidão por conta das fortes chuvas

Foto: Divulgação

Na noite dessa quarta-feira, 30, a Prefeitura de Tubarão manteve diversas secretarias em prontidão, mantendo também na manhã dessa quinta-feira (1) para atender eventualidades causadas pelas fortes chuvas. A ação foi decidida em uma reunião entre o prefeito Joares Ponticelli, o vice-prefeito Caio Tokarski, o gestor-coordenador de Proteção e Defesa Civil Djalma Alves e gestores de diversas pastas.

A avaliação é de que, no momento, a situação do município é de segurança. Às 18h27 o nível do Rio Tubarão estava 2,97 metros acima do normal, segundo a Plantar Agronomia, ainda na condição de atenção, mas não de alerta. Pouco antes das 19 horas a precipitação em Tubarão já era de 120 mm, 10 mm a mais do que a média histórica para o mês de novembro inteiro.

Segundo o gestor-coordenador Djalma Alves, a previsão do tempo para Santa Catarina para a madrugada desta quinta-feira é de que a chuva passe a ocorrer em intensidade cada vez menor.

“Teremos no litoral chuva fraca a moderada, mas na madrugada não mais com a intensidade que tivemos ao longo do dia”, ressaltou.

Djalma lembrou que o limite máximo do nível do Rio Tubarão para sair da calha e transbordar é de cerca de 7 metros na área central e 6,40 metros na região do Bom Pastor, São João e Madre.

Escolas

A estrutura da rede de Ensino continuará operando normalmente na quinta-feira, exceto os Centro de Educação Infantil (CEIs) Mário Bressan e Chapeuzinho Vermelho. A orientação aos pais que estiverem em dúvida quanto a mandar os filhos para a escola é de que entrem em contato com a diretora para saber da situação de cada unidade.

Saúde

Já na estrutura da Saúde, na manhã desta quinta-feira a Fundação Municipal de Saúde fará uma avaliação minuciosa para saber se todas as UBSs podem atender normalmente ou se alguma estará indisponível. Algumas não puderam atender nesta quarta-feira por conta dos alagamentos na parte interna ou nos arredores da unidade.

Confira a lista completa dos postos fechados:

– UBS Oficinas 1;

– UBS Recife;

– UBS São Martinho 1;

– UBS Bom Pastor;

– UBS Guarda;

– UBS Sertão dos Correias;

– UBS Revoredo;

– UBS São Luiz;

– UBS São Clemente;

– CAIC.

Até o momento, as UBSs que estão em melhores condições, e disponíveis para atender a população, são as dos bairros: Morrotes, Monte Castelo, Fábio Silva, KM 60, KM 63, Morro da Caixa e São João Margem Esquerda.

Além da Defesa Civil, também estarão de prontidão as secretarias de Agricultura, Serviços Públicos e Infraestrutura, que podem utilizar máquinas e caminhões, e a secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio para intervir no trânsito.

Emergência

Qualquer emergência deve ser notificada à Defesa Civil, através do telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros no 193

 

Notícias Relacionadas

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças

Defesa Civil e Marinha alertam para chuvas, vento e alagamentos na região Litoral Sul

A Defesa Civil Regional de Tubarão confirmou que já há registro de alagamentos em várias cidades da região

Enxurrada afeta três comunidades no interior de Orleans

Pontes e tubulações foram danificadas pela enxurrada registrada durante o sábado (13). Recuperação iniciou nesta segunda (15).