Geral

Museu resgata a história da colonização de Lauro Müller

A paixão pela história e a cultura motivaram o projeto, que quando for aberto ao público será um atrativo a mais no turismo local e regional

Ainda este ano, o município de Lauro Müller e a região Sul catarinense vão poder contar com um espaço que vai resgatar a cultura e contar a história da colonização Italiana e Alemã no município e região. Está em fase de conclusão a implantação do “Museu de Lauro Müller”, um projeto que vem sendo desenvolvido há mais de dez anos pelo técnico de extensão rural Amilto Guimarães, hoje aposentado.

O espaço fica localizado aproximadamente 2,5 km do Centro de Lauro Müller, na Estrada Geral Vargem Grande, anexo ao Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural – CEDEJOR. O acervo conta com inúmeras peças vindas da Itália e Alemanha. São antiguidades como ferramentas artesanais e equipamentos, utilizados especialmente na agricultura nos séculos XIX e XX.

Entre as relíquias há um fóssil de um tronco de árvore petrificado datado com mais de 250 milhões de anos, conforme análise feita pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Amilto Guimarães iniciou o projeto sozinho, porém recentemente passou a contar com a ajuda de outra pessoa apaixonada pela cultura e a história, o padre Valmor Della Giustina, que está auxiliando na organização do espaço.

Conforme Guimarães a população pode ajudar e contribuir com o museu, doando peças antigas que tenham guardadas ou esquecidas em algum canto de suas casas ou propriedades. “É muito comum pessoas manterem guardada ou até mesmo jogada em algum canto da casa ou paiol uma peça antiga que pertenceu aos avós ou bisavós. Esse objeto pode não ter valor financeiro, mas com certeza tem um grande valor cultural e histórico e pode nos ajudar a contar um pouco dessa história das gerações passadas”, ressalta.

Apresentação do projeto na Câmara

Com o espaço físico construído e o acervo quase todo catalogado e organizado, Amilto Guimarães já começa o processo de divulgação do museu. Nesta segunda-feira (10), ele vai participar da sessão ordinária da Câmara Municipal de Lauro Müller, onde irá explanar sobre os objetivos do projeto, como as autoridades poderão contribuir e benefícios que o museu trará para o município e toda região, especialmente no seguimento do turismo.

[soliloquy id=”29727″]