Poder Executivo

Mutirão para escrituração de lotes é realizado em Criciúma

Moradores que residem em loteamentos aptos a regularização podem ter a escritura de seu imóvel. Mutirão inicia nesta quarta-feira (4).

Paço municipal sede Prefeitura de Criciúma

Foto: Jhulian Pereira

A Prefeitura de Criciúma, via Departamento de Habitação da Secretaria de Assistência Social, através do Projeto Valorização do Imóvel, promove nesta quarta-feira (4) e quinta-feira (5), um mutirão de escrituração de lotes. A iniciativa visa chamar os moradores que residem em áreas aptas a serem regularizadas, mas que ainda não deram entrada no processo de obtenção de escrituras. O mutirão será realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Renascer, localizado na rua Antonio Lima.

De acordo com a gerente do Departamento de Habitação, Marlei Lopes, o mutirão desta semana será apenas para os moradores dos loteamentos Mina Quatro I e II. Nos próximos dias, mais localidades serão contempladas com a iniciativa da Administração Municipal. “Somente nesses dois loteamentos há aproximadamente 340 lotes regularizáveis. Nos últimos dias, nós passamos por todas as residências e avisamos os moradores sobre a ação. Teremos técnicos instruindo os moradores no passo a passo para obter a escritura do imóvel. Os atendimentos serão realizados das 8h30min às 12h”, relata.

Depois de efetuar o requerimento, a equipe do Departamento de Habitação abrirá um processo e realizará todos os trâmites burocráticos necessários. Segundo Marlei, a escrituração leva, em média, 45 dias para ficar pronta. “O procedimento é gratuito. O munícipe precisa apenas estar com o Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) em dia, não possuir outro imóvel e estar morando no local”, ressalta. Em Criciúma, existem aproximadamente cinco mil lotes irregulares, sendo que em torno de três mil estão aptos a serem regularizados.

Os moradores interessados precisam levar um comprovante de residência, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), documento de identidade, certidão de nascimento ou casamento e um documento (se tiver) que comprove residir no imóvel. “A escrituração do lote promove grandes benefícios às famílias, pois valoriza o imóvel, dá a ela a propriedade definitiva daquilo que é seu, possibilita o acesso a créditos com garantias, entre outros diversos benefícios”, comenta o secretário municipal de Assistência Social, Paulo Cesar Bitencourt. No total, sete loteamentos serão contemplados com os mutirões.

Confira as demais localidades que receberão os mutirões:
– Moradas do Sol
– Peixe Frito
– Rio Bonito
– Vila Nova Esperança
– Wosocris

Colaboração: Émerson Justo / Comunicação Prefeitura de Criciúma

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Orleans e Instituto Leonardo Murialdo assinam escritura de doação de terras

Durante o evento, o presidente do Ilem, padre Joacir Della Giustina, destacou que Instituto fará “tentativa de volta” à Orleans para “oferecer educação de qualidade”

Presidente da ADEHASC esclarece: “Nota da Prefeitura de Lauro Müller é redundante”

Segundo ele, mais importante que emitir a nota a respeito da Regularização Fundiária, é praticar o que está previsto em lei e cumprir os prazos estabelecidos.

Prefeitura de Orleans e Instituto Leonardo Murialdo assinam escritura de doação nesta segunda-feira (23)

Após cinco meses de polêmica, o ILEM passará oficialmente 5,2 hectares de terra à Prefeitura de Orleans.

Novos lotes da Pfizer da AstraZeneca devem chegar nesta quarta a SC

Com o acréscimo, o Estado chegará a marca de 4,6 milhões de doses recebidas.