Depois de quatro dias de vistoria, realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, nenhuma notificação foi feita em relação a inspeção realizada, sendo que apenas duas instruções foram recomendadas pelo órgão.
“Eles aprovaram todas as áreas que inspecionaram, no caso: Manutenção aeroportuária, Operações aeroportuárias e Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (Sescinc). Todas as áreas receberam elogios pesados. Também fomos aprovados na inspeção da transição do voo visual para o instrumento”, revela o gerente de operações da RDL Aeroportos, Fernando Castro.
Depois de toda a inspeção, os técnicos da Anac apontaram duas instruções: Roçar o interior das valas de drenagem e revitalizar a Center Line da pista de pouso. “Nós fizemos um trabalho conjunto com o Governo do Estado visando a excelência na administração aeroportuária, e nas próprias declarações dos inspetores, eles ficaram impressionados com a gestão técnico/operacional da RDL Aeroportos. Creio que cumprimos nosso papel perante a sociedade Catarinense, não tomando nenhuma multa, ou auto de infração, ao contrário da maioria dos aeroportos brasileiros", afirma o superintendente da RDL Aeroportos, Walmir dos Santos da Silva Junior. Segundo ele, após quase 24 meses de trabalho árduo, a equipe técnica transformou o Aeródromo de Jaguaruna, no aeroporto regional de referência para o resto do Brasil.
A liberação para a operação de aeronaves por instrumentos (Instrument Flight Rules – IFR) deve acontecer após o seguimento do processo de homologação, onde será emitido um parecer através de um relatório que apontará a aprovação por instrumentos. O resultado final desta análise não tem prazo estipulado para ser publicado. Em seguida da publicação, automaticamente o Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) acionará o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) que irá voar os procedimentos por instrumentos. Após este voo o próprio ICA faz a publicação final das Cartas de Procedimentos por Instrumento, liberando, finalmente, o procedimento IFR para a comunidade aeronáutica.
Colaboração: Eduardo Zabot