Geral

Nova política nacional de Cultura será apresentada em Santa Catarina

O Fórum inicia às 13h do dia 8 de maio (quarta-feira) com credenciamento.

Foto: Divulgação

Nesta quarta (8) o secretário especial adjunto da Cultura, José Paulo Soares Martins, estará em Santa Catarina, onde participa do IX Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura. Promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) o evento será realizado em Garopaba e durante três dias (8 a 10/5), gestores municipais da área, irão debater ações para o fortalecimento de programas existentes e abrir caminhos para futuras parcerias.

Um dos focos, segundo o presidente do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc), Jaime Luís da Silveira Batista, é proporcionar a integração das regiões catarinenses, além de promover o debate das políticas públicas do setor cultural, ampliando o diálogo entre os governos Federal, Estadual e Municipal. “O Fórum é referência no Estado e traz a oportunidade de discutirmos as dificuldades que enfrentamos nessa área”, afirma.

Segundo a vice-presidente do Congesc, Viviane Bueno, a vinda do secretário para Santa Catarina irá propiciar o esclarecimento da nova proposta federal para a Cultura. “Esperamos que o secretário possa nos apresentar o planejamento da área, as articulações possíveis, uma vez que não temos mais um Ministério exclusivo e precisamos desse alinhamento para entender como será trabalhada essa pasta a partir de agora”, afirma Viviane.

Ela também destaca que uma das principais dificuldades enfrentadas é a pouca valorização da área cultural. “Outros pontos são a falta de orçamento específico para a cultura e a inexistência de órgão gestor em alguns municípios”, explica. Segundo ela, as oficinas temáticas vão permitir a capacitação dos gestores e estimular o engajamento coletivo na resolução dos problemas relacionados ao setor.

Para o presidente da FECAM, prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, esse debate é primordial para a construção de bases sólidas para a área da cultura nos municípios. “A cultura é um elemento forte do povo catarinense e sua riqueza permite ao Estado promover negócios, geração de renda e especialmente lazer e qualidade de vida”, destaca Ponticelli. Em razão disso, reforçou, a FECAM compreende que o tema cuida da identidade e da memória catarinense e seus potenciais de geração de qualidade de vida.

As inscrições estão abertas até 7 de maio podem ser feitas neste link. Podem participar do Fórum, gestores municipais de Cultura, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, servidores e técnicos da administração pública envolvidos com a gestão cultural e demais interessados. O evento será realizado na Escola Municipal Pinguirito, na Rua João Nicomedes Lentz 1351, no centro da cidade.

Programação

O Fórum inicia às 13h do dia 8 de maio (quarta-feira) com credenciamento. A abertura oficial será às 14h, seguida do painel “Novas diretrizes de políticas públicas para a cultura”, com participação do secretário especial adjunto da Cultura, José Paulo Soares Martins, que falará sobre a “A política nacional para a cultura”.

Às 16h15 inicia a Conferência de Abertura: “Cultura, economia criativa & cidades – bússolas para um mundo em transformação, apresentada pela administradora pública (FGV), Ana Carla Fonseca. Às 17h30 será realizada a dinâmica de integração e às 18 horas o secretário executivo do Conselho Estadual de Cultura (CEC), Rosivaldo Flausino, falará sobre “Indicadores culturais de Santa Catarina e mapa da cultura”.

No dia 9 de maio (quinta-feira), às 9 horas ocorre o lançamento do Circuito Estadual de Cinema Infantil e a partir das 9h30 até às 18 horas serão realizadas as oficinas temáticas: Oficina 1 – Sistemas de Cultura e seus desafios; Oficina 2 – PMLL: a biblioteca como núcleo; Oficina 3 – Gestão Administrativa e Financeira da Cultura Municipal; Oficina 4 – Economia Criativa e a Cultura na Gestão Pública; Oficina 5 – Financiamento da Cultura: Elaboração de projetos e Captação de Recursos. Ainda no dia 9, às 19h30 será a apresentação do Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural.

No último dia do evento, 10 de maio (sexta-feira), às 9 horas inicia Mesa Redonda com a apresentação dos projetos contemplados no Edital de Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural. Às 10 horas orientações para o processo eletivo do Conselho Estadual de Cultura e às 10h20 Plenária do Fórum de Gestores Municipais de Cultura de SC e posse da nova diretoria do CONGESC. Às 11h30 ocorre o sorteio e apresentação da cidade sede para o X Fórum de 2020 e às 12 horas o encerramento. A programação completa com a ementa das oficinas pode ser acessada no site da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM).

Colaboração: Comunicação FECAM

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.

Santa Catarina tem menor taxa de desocupação e de pessoas na informalidade do país, aponta IBGE

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-Covid 19) também apontou que a proporção de domicílios que receberam algum auxílio emergencial passou de 43% em junho para 44,1% em julho