Educação

Nova reitoria da Unisul toma posse oficialmente

A cerimônia de posse foi ontem à noite, no Espaço Integrado de Artes da universidade

Formar cidadãos com valores humanos e profissionais está entre os desafios do professor Sebastião Salésio Herdt, que assumiu ontem à noite a reitoria da Unisul. Ele tem como vice-reitor o professor Mauri Luiz Heerdt. Também tomaram posse na diretoria da Fundação Unisul Ailton Nazareno Soares, como presidente, e Fabian Martins de Castro, vice. O evento ocorreu no Espaço Integrado de Artes da universidade e contou com a presença de muitos convidados.

Membro da academia desde 1980, o novo reitor sente-se preparado para assumir o cargo. “Estou seguro porque levo em consideração o ponto de vista do conhecimento dos fundamentos da universidade sobre tudo. Sinto-me muito à vontade em aceitar este desafio”, afirma.

Assim como a universidade tem como prioridade proporcionar o crescimento dos alunos, Salésio também irá levar isso em consideração. “Queremos formar muito mais que profissionais. Pessoas capacitadas para atuar no mercado de trabalho, mas que sempre prevaleça em seu currículo o valor humano, a assertividade”, salienta.

Segundo o Jornal Notisul, para ele, o ponto fundamental na Unisul é que o ambiente de aprendizagem dos acadêmicos vai além da sala de aula, já que o ambiente principal na universidade é ela como um todo. “Aqui, circulam professores, cientistas, pesquisadores, artistas, pensadores, engenheiros. Existe uma universalidade de conhecimento”, enfatiza.

Para o reitor, nada é mais enriquecedor que este conhecimento. “Se cumprirmos integralmente nossa função, teremos pessoas com capacidade de empreender, ter um excelente nível cultural, uma exemplar postura ética compatível com a sociedade”, pontua.

Perfil do reitor

Natural de Rio Fortuna, Sebastião Salésio Herdt é professor da Unisul, formado em letras pela universidade, especialista em literatura brasileira pela Ufsc, em administração universitária pela Udesc, em educação pela Universidade de Salamanca/Espanha e em gestão e liderança universitária pela Organização Universitária Interamericana. Foi secretário adjunto estadual de educação; membro do Conselho de Administração da Fesc, mantenedora da Udesc; diretor regional de educação do estado; secretário executivo da Associação Catarinense das Fundações Educacionais de Santa Catarina (Acafe); diretor executivo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Unisul (Faepesul); membro do Conselho Curador da Fundação Hermon/Florianópolis. Na Unisul, ocupou o cargo de pró-reitor de administração, chefe de gabinete do reitor; de pró-reitor acadêmico da Unisul e vice-reitor da Unisul de 2001 a 2005, de 2005 a 2009 e de 2009 a 2013. Assume o cargo de reitor da Unisul para o período de 2013 a 2017.