Política

Novo presidente da Amurel estabelece metas e recomenda aos prefeitos corte de despesa

Foto: Álvaro Dalmagro

Foto: Álvaro Dalmagro

O prefeito de Imbituba Jaison Cardoso (PSDB) é o novo presidente da Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL). O município estará à frente do Conselho Deliberativo até fevereiro de 2016 e terá ainda a companhia de Gravatal, que ocupará a 1ª vice-presidência com o prefeito Jorge Leonardo Nesi (PP), e Grão Pará, que ocupará a 2ª vice-presidência com o prefeito Amilton Ascari (PSD).

Jaison ocupou a cadeira de presidente e de pronto recomendou aos seus colegas prefeitos para que tomem muito cuidado com a situação financeira de seus municípios e tomem medidas enérgicas se necessário, a exemplo do que ele próprio o fez recentemente, com cortes no número de secretarias, gratificações, horas extras entre outros. “O caixa não pode ficar no vermelho e não podemos descuidar porque o momento não é bom e a projeção para o futuro próximo é pior”, alertou.

Além do alerta, o novo presidente estabeleceu como metas de sua gestão frente à Associação ampliar a atuação da Associação através de consórcios públicos, tal qual já ocorre na área da saúde que conta com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-Amurel), rever cobranças de débitos dos municípios pelo INSS e atuar de maneira organizada e coletiva contra a judicialização da saúde, educação e assistência social. “Os prefeitos trabalham com medo, estão acuados, sendo tratados como criminosos. A judicialização atinge primeiro os municípios, mesmo quando a cobrança deveria ser feita ao Estado”, disse Jaison.

A judicialização, aliás, foi um dos temas da pauta da assembleia, assunto tratado também pela assessoria jurídica da Associação e pela procuradora jurídica de Tubarão, Patrícia Uliano Effting, um dos municípios que mais tem reclamado da judicialização na saúde e na educação. Ficou aprovado que a AMUREL elaborará uma moção a ser entregue ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina para que seja revista a judicialização que ocorre em algumas áreas da gestão municipal.

Representando o Colegiado de Gestores de Comunicação dos Municípios da Amurel, a Associação apresentou aos prefeitos um diagnóstico da situação das assessorias de comunicação dos 18 municípios, que aponta as principais carências neste setor, tanto de pessoal quanto de equipamentos.

Além desses temas, outros assuntos habituais de encerramento de bimestre e de mandato de diretoria foram tratados, como prestação de contas, aprovação da ata da assembleia anterior, e apreciação do plano de trabalho da Associação para o período.

O prefeito de Capivari de Baixo, Moacir Rabelo da Silva, que deixou o cargo agradeceu entusiasticamente o apoio dos colegas na condução dos trabalhos durante sua gestão e também aos funcionários e prestadores de serviço da entidade pelo empenho na realização dos serviços e no atendimento às demandas das prefeituras e dos servidores.

Composição da Diretoria

Conselho Deliberativo

Presidência: Imbituba (Jaison Cardoso)

1ª vice-presidência: Gravatal (Jorge Leonardo Nesi)

2ª vice-presidência: Grão Pará (Amilton Ascari)

Conselho Fiscal – Titulares

Tubarão (Olávio Falchetti), Santa Rosa de Lima (Dilcei Heidemann) e Armazém (Jaime Wensing)

Suplentes

Jaguaruna (Luiz Napoli), Imaruí (Manoel Viana de Sousa) e Rio Fortuna (Lourivaldo Schueter)

Representantes da AMUREL junto à FECAM

Capivari de Baixo (Moacir Rabelo da Silva), Braço do Norte (Ademir Matos), Treze de Maio (Clésio Bardini), Pescaria Brava (Antônio Honorato), São Ludgero (Volnei Weber), Pedras Grandes (Antônio Sobrinho) e Sangão (Castilho Silvano)

Colaboração: Álvaro Dalmagro/Assessoria de Comunicação da Amurel