Política

Número de adolescentes com título de eleitor cresce 151% em Santa Catarina

O prazo para fazer o título de eleitor se encerra em 4 de maio

Divulgação

O número de adolescentes catarinenses entre 16 e 17 anos que decide fazer o título de eleitor, mesmo com o voto facultativo, cresceu 150% de setembro de 2021 para março de 2022. No entanto, os cerca de 40 mil jovens representam apenas 21,5% da população nessa faixa etária em Santa Catarina, que é de 186.300 pessoas.

O número de jovens com o título de eleitor passou de 15.949, em setembro de 2021, para 40.070, de acordo com dados atualizados nesta terça-feira (16). O cálculo é feito com base nos dados de adolescentes aptos a votar em Santa Catarina do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), com base na projeção populacional dessa faixa etária pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O prazo para fazer o título de eleitor se encerra em 4 de maio e, até lá, o TRE-SC espera que mais adolescentes façam o cadastro eleitoral. Um levantamento exclusivo do Diário Catarinense no ano passado mostrou que adolescentes de Santa Catarina podem definir eleição de deputado ou senador em 2022 se decidirem votar nas eleições.

Em outubro de 2021, o TRE-SC realizou a campanha Bora Votar, com o intuito de incentivar jovens a participar do processo eleitoral. De acordo com o TRE-SC, há 10 anos, a parcela dessa população que possuía título era muito maior do que a atual, cerca de 70 mil adolescentes eleitores. A razão para a queda, segundo o órgão, foi o desinteresse na política por parte dos jovens.

Para incentivar a participação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu a Semana do Jovem Eleitor. No site e nas redes sociais, o órgão orienta o jovem sobre como fazer i título de eleitor e a importância da participação.

A eleição acontece no dia 2 de outubro, e os brasileiros irão às urnas para escolher os próximos presidente da República, governadores e senadores, bem como deputados federais, estaduais e distritais.

Que adolescentes podem votar?

Quem tem 15 anos e já terá completado 16 no dia 2 de outubro;
Os jovens de 17 anos;
Quem completa 18 anos em 2022.

Como fazer o título do eleitor

O primeiro passo é acessar o sistema TítuloNet, localizado na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Após informar a Unidade Federativa (UF) em que reside, será necessário enviar uma foto (selfie) segurando um documento de identificação; foto do comprovante de residência atualizado; e o certificado de quitação de serviço militar para homens com mais de 18 anos. Na página seguinte, em “Título de eleitor”, basta selecionar a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento.

Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral, e o requerimento poderá ser acompanhado aqui.

*Com informações do TSE e NSCTotal

Notícias Relacionadas

Cachorro “aussaltante” é flagrado ao levar salame de padaria em Criciúma; veja vídeo

Tutor do animal se dispôs a pagar pelo prejuízo, mas padaria deixou salame de cortesia

Sequestro relâmpago acaba em grave acidente em SC

Duas pessoas foram feitas reféns no sequestro relâmpago; o criminoso tomou a direção do carro, mas bateu em seguida

Cidades da Serra têm alta de até 60% na economia em maio incomum com neve

Restaurantes, lojas e postos de combustíveis reforçaram lucros com "boom" de turistas

Serra do Corvo Branco é liberada de Urubici até o corte

Equipes coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) trabalham na limpeza da rodovia e na recuperação de encostas há cerca de 10 dias, quando fortes chuvas atingiram Santa Catarina