Geral

OAB promove curso sobre processos eletrônicos

Advogados da região tiveram aulas sobre processamento digital com foco na informatização do Judiciário estadual

Cerca de 40 advogados da subseção de Criciúma da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) participaram, na segunda e terça-feira (10 e 11), do curso “Processo Eletrônico na Justiça Estadual”, promovido pela Escola Superior de Advocacia (ESA) e pela OAB. A atividade teve foco no processamento digital, visto que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina exigirá, dentro de alguns meses, a informatização completa do Judiciário estadual. Para esclarecer as dúvidas e ensinar a trabalhar com o novo sistema, o presidente da Comissão de Direito Digital da OAB/SC, José Vitor Lopes e Silva, ministrou as aulas no auditório da OAB.

Na abertura do curso, o vice-presidente da OAB de Criciúma, Fábio Jeremias, explicou que a instituição está focando no processamento digital, já que esta é a realidade apresentada aos advogados de todo o Brasil. “Esta modificação acontece de modo geral na vida das pessoas, e no direito não seria diferente. Precisamos nos habituar, esta prática é uma necessidade evidente”, explicou. No total, 41 profissionais se inscreveram no curso que encerrou ontem à noite.

De acordo com o coordenador da ESA de Criciúma, Sérgio Graziano, o curso foi trazido a partir do interesse demonstrado pelos advogados em entender a informatização do Judiciário, que dede ser completa até 2014. “O Judiciário Federal já está informatizado. Todas as esferas se utilizam ou vão se utilizar de peticionamentos eletrônicos, porém, são peticionamentos que se diferenciam entre si”, complementa.

Para José Vitor, a tecnologia afeta diretamente o dia-a-dia do advogado, mesmo que ele não se dê conta disso. “A informação, sobretudo, quebra alguns paradigmas, como aquele do escritório cheio de papéis e processos. A tecnologia evolui a cada dia, aumentando a capacidade de armazenamento de dados e diminuindo o espaço físico utilizado”, expõe. Durante as aulas também foram abordados temas que envolvem a gestão do escritório, conversão do acervo para o meio digital e evolução tecnológica.

Samira Pereira/Ápice Comunicação