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Obras da terceira maior ponte do Brasil começa a ganhar forma em Laguna

A ponte Anita Garibaldi, na BR-101, em Laguna, será uma das mais extensas da rodovia. Isso sem mencionar o visual. Além de mudar toda a paisagem, já representa uma grande modificação na economia regional.
A nova passagem terá 2.626 metros de extensão, será suspensa por cabos e foi licitada por R$ 597.190.345,20. A execução do projeto leva a assinatura do consórcio Camargo Corrêa/M. Martins/Construbase.
Para iniciar a construção da ponte, é preciso antes montar o canteiro de obras, para dar suporte ao andamento de todo o trabalho. A estrutura está erguida em um espaço de 11 hectares às margens da lagoa, com investimento inicial de R$ 50 milhões.

O canteiro é literalmente a engrenagem de toda a obra. É onde ficam os funcionários que atuam na linha de frente – o alojamento suporta até 800 pessoas. Tem estação de tratamento de água e esgoto; área administrativa; refeitório para 1,4 mil pessoas; cozinha; posto de combustíveis; oficina de grande magnitude; usina de concreto e duas grandes pistas para rolamento da produção até um porto, de 200 metros de largura, construído na beira da lagoa.

Os trabalhos envolvem também a dragagem da Lagoa Santo Antônio do Anjos, apoio marítimo para realizar a dragagem, resgate arqueológico para registro de fósseis e sambaquis em toda a extensão da ponte e o desvio do trânsito.

A terceira maior travessia brasileira

A ponte Anita Garibaldi, após concluída, deverá ser a terceira maior do Brasil. A previsão inicial do consórcio Camargo Corrêa/M. Martins/Construbase é começar a edificação assim que o canteiro de obras estiver pronto. Conforme o contrato, a passagem sobre a lagoa deverá ficar pronta em dois anos e meio. O cumprimento deste prazo, contudo, está atrelado às condições climáticas. Conforme o Jornal Notisul, a ordem de serviço foi entregue ao consórcio no mês em maio do ano passado, durante passagem da presidenta Dilma Rousseff por Laguna.

As fases da grande obra

1ª – Fundação
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o solo embaixo da ponte, serão feitas escavações com 2,5 metros de diâmetro, que serão protegidas com camisas metálicas. A mais profunda ficará a 75,8 metros de profundidade. Essas estacas serão armadas com vergalhões de concreto e, depois, preenchidas com concreto. Quatro equipes trabalharão ao mesmo tempo, em pontos diferentes da ponte.

2ª – Construção dos pilares
A
ssim que a fundação estiver pronta, começa a construção dos pilares de concreto, que irão sustentar as aduelas. A primeira de cada pilar é chamada de aduela de disparo. Construída no próprio local, serve de apoio para receber as demais, que serão colocadas simultaneamente em sentidos opostos em relação ao pilar. Concluída a armação das aduelas em um vão, a estrutura é completada com as abas laterais, que também são pré-moldadas. Paralelamente às duas primeiras etapas, as aduelas e as abas começam a ser feitas no canteiro logo no início da obra e, assim que dois pilares contínuos ficarem prontos, são automaticamente transportadas e colocadas na estrutura.

3ª – Colocação dos mastros
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parte estaiada do vão central será apoiada em dois mastros com 50 metros de altura em relação ao pavimento da ponte. Em cada lado dos mastros, serão instalados 14 cabos chamados de estais (serão 56 no total), que terão a função de sustentar e dar equilíbrio à estrutura.

4ª – Acabamento
Nesta fase, serão feitas a colocação de proteções nas laterais e no centro da ponte, a pavimentação do tabuleiro e a pintura de faixas.