Geral

Obras do Banco de Olhos são retomadas em Criciúma

Fotos: Neka Dal Pont

Fotos: Neka Dal Pont

Em no máximo 150 dias as obras do espaço físico do Banco de Olhos de Criciúma devem estar prontas. Nesta quinta-feira (07), foi assinada, no gabinete do prefeito Márcio Búrigo, a Ordem de Serviço para a construção da obra física do local onde será instalado o Banco de Olhos, anexo ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina.

Serão investidos mais de R$ 118 mil para conclusão dos trabalhos que deixarão os 75m² do ambiente adequados, conforme as exigências da Vigilância em Saúde (VISA), da Secretaria do Estado de Saúde. Os recursos são do Governo Municipal em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina.

As obras estão sob a responsabilidade da empresa Engeton Construções Ltda., empresa vencedora do processo de licitação.

De acordo com o prefeito, não basta ter apenas um espaço, o ambiente deve estar de acordo com as exigências da vigilância para que possa ser liberado seu funcionamento completo. “Queremos ofertar um espaço com qualidade, com toda tecnologia possível para prevenir e tratar doenças oftalmológicas. Vamos preparar ambientes seguros e práticos para que os tratamentos sejam ágeis e deem resultados esperados”, destaca o gestor municipal.

“Que as captações de Criciúma possibilitem uma nova vida tanto para quem doa e muito mais para quem recebe”, completa o prefeito.

A preparação do espaço contempla a reforma na sala, revisão nas instalações elétricas, hidráulicas e a climatização, já que o local exige um ambiente especial e controlado para o armazenamento das córneas doadas. Em Santa Catarina, podem estar na fila para um transplante de córneas mais de 300 pessoas. Algumas pessoas recorrem aos Estados vizinhos, por conta do tempo de espera aqui no estado.

Segundo Almir Fernandes, que é um dos idealizadores do Banco de Olhos na cidade e presidente da Cruz Vermelha de Criciúma, o que se espera é que assim que a obra for concluída, seja possível atender a demanda. “Estamos contabilizando perdas pela falta do banco. Queremos que esse projeto saia do papel e passe de forma efetiva a atender as pessoas, já que temos um médico especialista em transplantes que atende pelo SUS em Criciúma. Essa é uma obra importante para Criciúma e região. Muitas pessoas se manifestam querendo doar as córneas dos seus familiares, pois isso ajuda a confortar aqueles que ficam aqui quando uma pessoa querida morre, parte de quem se foi, fica aqui”, ressalta Fernandes.

Conforme a presidente do Banco de Olhos de Criciúma, Eliana Andrade, foram muitas pessoas que contribuíram para que essa adequação fosse efetivada. “Tenho muito orgulho de fazer parte do grupo que é recordista em captação de córneas. São muitas as dificuldades, mas hoje estamos perto de realizarmos nosso sonho. Agradecemos aos governos municipal e estadual por mais este passo em favor da cidade e da região. Em breve, as pessoas vão enxergar o dia, não mais a escuridão”, comenta Eliana.

Já está no caixa da Prefeitura de Criciúma cerca de 180 mil reais, recursos que serão usados para equipar o Banco de Olhos de Criciúma. A Secretária Municipal de Saúde já trabalha nas licitações para a compra dos equipamentos. 

Colaboração: Milena dos Santos/ SECOM