Saúde

Ocupação de leitos de UTI em SC ultrapassa 88% em meio a alta de casos de dengue e Covid

No Oeste catarinense, por exemplo, não há vagas para internação de crianças e adultos

Foto: SES, Divulgação

Com o número de casos de dengue e Covid-19 em alta, 88,47% dos leitos de UTI de Santa Catarina estão ocupados. Dados do painel da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostram que, na manhã desta quinta-feira (6), dos 1.249 leitos ativos, apenas 147 estavam disponíveis. Só no Oeste do Estado, a taxa de ocupação é de 100% — ou seja, não há vagas para internação de adultos e crianças.

Conforme a SES, na Grande Florianópolis a ocupação atingiu 93,46%, ou seja, dos 214 leitos de UTI ativos, 200 estão ocupados. O mesmo ocorre no Planalto Norte Catarinense, onde apenas 13 leitos estão disponíveis. Na região, a taxa de ocupação é de 95,09%.

No Meio-Oeste, a ocupação é de 87,36%, o que significa que dos 174 leitos ativos, 152 estão ocupados. No Vale do Itajaí a taxa é de 81,20% e no Sul de Santa Catarina é de 80,23%.

Dados leitos UTI SC

Baixa procura pela vacina da dengue

Segundo o secretário-adjunto de saúde, Diogo Demarchi Silva, apenas 17,5% do público-alvo, cerca de 5 mil crianças, receberam a vacina em uma semana nos 13 municípios de Santa Catarina que particpam da campanha. Com isso, a faixa etária deve ser ampliada no Estado e crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos devem receber o imunizante.

Conforme Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), o Estado tem quase 40 mil casos prováveis de dengue nos 156 municípios que estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti. Além disso, 16 mortes foram confirmadas e seis ainda estão sob investigação.

A proporção é de 500 casos a cada 100 mil habitantes. Joinville, Itajaí, Blumenau e Grande Florianópolis são as regiões mais críticas.

Em reunião que aconteceu nesta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o secretário afirmou que o Estado vai pedir recursos federais para a contratação de agentes de combate a endemias.

Cinco pessoas morreram por Covid-19 em uma semana em SC

Atualmente, de acordo com dados da Dive, 5.546 pessoas estão infectadas com Covid-19 em Santa Catarina. Nos últimos sete dias, cinco pessoas morreram pela doença.

Desde o início da pandemia foram 2.073.421 casos confirmados de Covid-19 no Estado, com 23.050 óbitos.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Guardiões do Verão do Colégio Satc aprendem sobre os movimentos da Terra

Atividade lúdica estimulou os alunos do Infantil III sobre o entendimento das estações do ano, do dia e da noite

3ª edição do WorkChopp propõe desenvolvimento e networking em noite descontraída

Iniciativa promovida pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIO reuniu 40 profissionais de diferentes áreas e contou com a participação de quatro mentores.

Operação flagra dono de bar prostituindo adolescente grávida em SC

Homem recebeu voz de prisão e foi levado para a delegacia

Brasileiras seguem hegemônicas: levam 10º título sul-americano Sub 20

Vitória sobre Venezuela garantiu conquista a uma rodada do fim