Saúde

Ocupação de leitos de UTI em SC ultrapassa 88% em meio a alta de casos de dengue e Covid

No Oeste catarinense, por exemplo, não há vagas para internação de crianças e adultos

Foto: SES, Divulgação

Com o número de casos de dengue e Covid-19 em alta, 88,47% dos leitos de UTI de Santa Catarina estão ocupados. Dados do painel da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostram que, na manhã desta quinta-feira (6), dos 1.249 leitos ativos, apenas 147 estavam disponíveis. Só no Oeste do Estado, a taxa de ocupação é de 100% — ou seja, não há vagas para internação de adultos e crianças.

Conforme a SES, na Grande Florianópolis a ocupação atingiu 93,46%, ou seja, dos 214 leitos de UTI ativos, 200 estão ocupados. O mesmo ocorre no Planalto Norte Catarinense, onde apenas 13 leitos estão disponíveis. Na região, a taxa de ocupação é de 95,09%.

No Meio-Oeste, a ocupação é de 87,36%, o que significa que dos 174 leitos ativos, 152 estão ocupados. No Vale do Itajaí a taxa é de 81,20% e no Sul de Santa Catarina é de 80,23%.

Dados leitos UTI SC

Baixa procura pela vacina da dengue

Segundo o secretário-adjunto de saúde, Diogo Demarchi Silva, apenas 17,5% do público-alvo, cerca de 5 mil crianças, receberam a vacina em uma semana nos 13 municípios de Santa Catarina que particpam da campanha. Com isso, a faixa etária deve ser ampliada no Estado e crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos devem receber o imunizante.

Conforme Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), o Estado tem quase 40 mil casos prováveis de dengue nos 156 municípios que estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti. Além disso, 16 mortes foram confirmadas e seis ainda estão sob investigação.

A proporção é de 500 casos a cada 100 mil habitantes. Joinville, Itajaí, Blumenau e Grande Florianópolis são as regiões mais críticas.

Em reunião que aconteceu nesta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o secretário afirmou que o Estado vai pedir recursos federais para a contratação de agentes de combate a endemias.

Cinco pessoas morreram por Covid-19 em uma semana em SC

Atualmente, de acordo com dados da Dive, 5.546 pessoas estão infectadas com Covid-19 em Santa Catarina. Nos últimos sete dias, cinco pessoas morreram pela doença.

Desde o início da pandemia foram 2.073.421 casos confirmados de Covid-19 no Estado, com 23.050 óbitos.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Foragido é identificado e capturado por policial civil de folga após perseguição no Centro de Criciúma

O foragido foi rendido e capturado pelo policial. Logo após, um policial militar, também em sua folga, prestou auxílio

Nego Di e esposa são alvos de operação do Gaeco em Santa Catarina por lavagem de R$ 2 milhões em rifas virtuais

A ação é coordenada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul

CCR ViaCosteira realiza ação de segurança para Transporte de Animais nas Férias Escolares

Distribuição de panfletos e mensagens nos painéis visam orientar motoristas sobre o transporte seguro de pets

Governador em exercício anuncia o repasse de R$ 5 milhões para a Defesa Civil de Santa Catarina

Os recursos são via emenda parlamentar regionalizada para os municípios da Grande Florianópolis