Geral

Oficina ensina como fazer cerveja artesanal, em Capivari de Baixo

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

Por hobby, curiosidade ou para receber os amigos com uma bebida diferente. Esses foram alguns motivos que levaram o representante Maurício Hercílio da Silva, o aposentado Ismael Pedro Bortoluzzi e a administradora Carolina Winckler, todos de Tubarão, a aprender a fazer cerveja artesanal em um curso.

Para Maurício, além da curiosidade, a vontade de aprender a fazer cerveja artesanal veio do passado da família. “Minha mãe, Djanira Razera, fazia cerveja caseira e comecei a investigar se mais alguém sabia fazer. Lembro que todo mundo tomava a cerveja que ela fazia. Foi quando me interessei pelo assunto e pesquisei na internet. É trabalhoso, precisa dedicação, abrange muita coisa. Há bastante material e equipamento para aprender”, conta.

O representante até tentou fazer em casa, mas não acertou na primeira vez. “A cerveja artesanal é diferente da normal, tem gosto apurado. Depois que a gente aprende a tomá-la, sabe o quanto é boa e o quanto a normal não é legal”, ressalta Maurício, que é apreciador da bebida.

Carolina, por sua vez, resolveu fazer o curso porque o namorado é cervejeiro artesanal. “Eu o ajudava e me sentia diferente por não entender. O mundo da cerveja está crescendo, as pessoas estão aprendendo que é uma boa opção e saborosa, e este tipo de cerveja deixou de ser para a elite e está sendo mais acessível a todos”, analisa.

Segundo ela, as pessoas estão mais interessadas em fazer cerveja artesanal e até compram os kits. “Isso também é uma forma de incentivar o empreendedorismo, uma segunda fonte de renda. Tem muitos exemplos que começaram por lazer e hoje trabalham com isso. Ao fazer cerveja artesanal, ainda tem o fator de conhecer o que está bebendo. No curso, além de aprender como se faz na teoria e prática, também aprendemos a escolher os acompanhamentos para cada tipo de cerveja.”

Já Ismael conta que tinha curiosidade e resolveu aprender por influência dos filhos. “Eles querem que eu aprenda a fazer cerveja artesanal e é muito interessante as histórias que são contadas pelos amigos enquanto estamos fazendo.”

O curso de extensão em Cerveja Artesanal ocorreu na Faculdade Capivari – Fucap e foi ministrado pelo sócio-proprietário da Lohn Bier, Richard Westphal Brighenti. Os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, onde tiveram degustação de vários tipos de cervejas artesanais, aprenderam sobre os ingredientes e fizeram 20 litros da bebida.

Com informações do site Diário do Sul