Geral

Olimpíadas Coloniais são atração esperada na Festa da Gastronomia

Foto: Flávia Bortolotto

Foto: Flávia Bortolotto

Desde a 9ª edição da Festa da Gastronomia, as Olimpíadas Coloniais viraram uma das grandes diversões do evento. Iniciadas com intenção de resgatar a cultura dos antepassados, muitas das modalidades estão descritas no livro História de Nova Veneza, como atividades iniciadas pelos imigrantes italianos. A competição será realizada na tarde de sábado, dia 20 de junho, na Praça da Chaminé.

A Olimpíada terá provas como corrida de carriola, corrida de saco, ovo na colher, bom de boca, debulhando milho, arremesso de tora, melhor idade, rodar o cabo da vassoura, linha na agulha, bocha, topiador, estilingue, entre outras provas relâmpago.

A proposta, segundo o prefeito Evandro Gava, é envolver as famílias no clima da festa, incentivando a prática de esportes e a integração entre as comunidades. As diretoras das escolas estão responsáveis por formar o grupo de sua localidade. Na avaliação do diretor de esportes, Jean Reis, a participação da comunidade desde a primeira edição segue aumentando e despertando o interesse do público.

Mais jogos italianos

Além das modalidades das Olimpíadas, a programação traz corrida rústica na sexta-feira, 19, e jogos de Três Sete e Mora fazem parte da propagação de domingo, dia 21.

A 11ª Festa da Gastronomia de Nova Veneza acontece de 19 a 21 de junho, com acesso gratuito ao público. Confira a programação completa e outras informações sobre o evento no site www.novaveneza.sc.gov.br ou facebook/festadagastronomia.

Colaboração: Flávia Bortolotto