Geral

Orleanenses precisam ir a Criciúma para expedição de carteira de identidade

Serviço de expedição de RG não está funcionando em Orleans desde meados de dezembro

Os moradores de Orleans estão sem o serviço de expedição de documento de identidade. O procedimento que funcionava no prédio da delegacia de Policia Civil de Orleans foi suspenso na segunda quinzena de dezembro do ano passado.  A responsabilidade pela oferta do serviço é do Instituto Geral de Pericias, através de um funcionário cedido pela prefeitura do município.

Sem saber do problema, esta semana uma moradora precisou tirar sua carteira de identidade e não conseguiu fazer o documento em Orleans. Ela teve que se deslocar cerca de 40 km até Criciúma para poder fazer o documento.

Em entrevista ao jornal Imprensa a mulher, que preferiu não se identificar, reclamou da falta do serviço e do transtorno em ter que buscar o mesmo fora do município. “É preciso ir até Criciúma duas vezes, uma para fazer e depois para buscar o documento após ficar pronto. Isso causa transtornos, é um absurdo” reclamou ela.

A reportagem do jornal entrou em contato com a delegacia de Policia Civil de Orleans e o responsável confirmou que o serviço de expedição de documento RG não esta sendo realizado desde a última quinzena de dezembro de 2012. E que o mesmo é de responsabilidade do Instituto Geral de Pericias e não da Policia Civil, e era realizado através de um funcionário cedido pela prefeitura do município.

Em nota, o Coordenador Interino do Núcleo Regional de Perícias de Criciúma, Adão João da Silva disse que o órgão não conta com número suficiente de servidores para prestar o devido atendimento aos doze municípios que são atendidos pelo núcleo.

“Há anos contamos com o apoio das prefeituras para que cedam funcionários que possam prestar o devido atendimento à população.  Em 1º de janeiro de 2013, em quase todos os municípios da região houve a troca de prefeitos, e consequentemente alguns contratos foram extintos, o que está dificultando o perfeito atendimento no posto de identificação de Orleans”, explicou Silva.

Ainda segundo o coordenador diversos contatos já foram mantidos com a prefeitura de Orleans para reestabelecer o serviço, porém até o momento não houve resposta.  “Sem uma posição do Governo Municipal, não temos data provável do retorno completo das atividades” salientou.

Silva acrescenta que enquanto não acontecer a regularização, o cidadão que por algum motivo não conseguir solicitar o RG em seu município de origem, poderá se dirigir ao setor de Identificação Civil em Criciúma, à Rodovia SC-443, KM 01, nº 670, Bairro Próspera.

Funcionário já foi disponibilizado

De acordo com a diretora de gabinete da Prefeitura de Orleans, Regiane Volpato, o município já disponibilizou um funcionário para fazer o serviço e o mesmo deve iniciar nesta sexta-feira (1).