Geral

Orleans: 100 anos de fundação

Cidade das Colinas completa centenário em agosto de 2013 e ganhará selo comemorativo criado pelos Correios

Uma matéria especial sobre a cidade de Orleans foi divulgada neste domingo pelo Portal Satc. O texto, produzido pela orleanense e acadêmica de jornalismo da Satc, Karinni Speck, destaca detalhes importantes da história da cidade, bem como os 100 anos de fundação, que Orleans completa no dia 30 de agosto deste ano. Confira a matéria na íntegra:

Transformar Orleans em uma cidade melhor de se viver já deixou de ser um sonho para os moradores locais. É uma construção em andamento. Milhares de orleanenses atuam dia a dia para mudar o município.

Ações individuais, coletivas e virtuais vão ganhando corpo. Orleans não é mais apenas um dote do imperador D. Pedro II a sua filha Princesa Isabel, por ocasião de seu casamento com o Conde d’Eu. É uma cidade de prédios – muitos, aliás –, carros, pedestres, ciclistas, artistas de rua, eventos ao ar livre e feiras, que vão dando cor à pequena jovem de 100 anos, com pouco mais de 22 mil habitantes.

O nome Orleans foi escolhido pelo próprio Conde d’Eu em homenagem a sua cidade natal Orleães, na França. Mas após um certo tempo sofreu alteração. A cozinheira Celina Niero, de 64 anos, nasceu e viveu sempre na cidade, lembra-se do tempo em que o nome do município era escrito de forma diferente. “Antes não se escrevia com til, era ães, depois mudou tudo, não sei dizer por que. Meus netos ainda riem de mim, pois no meu sotaque ainda falo como antigamente, assim como ainda digo Cresciúma”, conta.

Inicialmente colonizada por italianos e mais tarde por portugueses, alemães, poloneses e letos, a Cidade das Colinas, como é popularmente conhecida, devido aos grandes morros que a cercam e formam, completa no dia 30 de agosto de 2013 seu centenário.

“Vamos nos dedicar inteiramente à realização desse evento, pois entendemos que nosso município e a nossa população merecem uma grande comemoração, com shows, muito lazer e gastronomia”, comenta o prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes. De acordo com o vice Lussa, a intenção é fazer uma festa que atenda a todos os povos que colonizaram a região. “Nossa programação será abrangente, buscará atender a todos os gostos e marcará a história da cidade”, garante.

Os representantes da agência dos Correios no município, Robson Lunardi e Luiz Carminatti, já sugeriram que a cidade ganhe um presente à altura da data e estudam a criação de uma homenagem simbólica. “Nossa ideia é dar início a este projeto da festa do centenário com a invenção de um selo alusivo a data, este selo levará o nome da cidade para todos os lados”, revela Robson.

Por enquanto são ideias, por isso, a todos os habitantes e turistas que visitam a cidadezinha no interior de Santa Catarina, o que resta é aguardar pela chegada da data. “Não tenho dúvida de que será uma linda festa, as comemorações culturais na nossa região sempre foram grandiosas, que Deus me permita chegar até lá para festejar também”, diz a cozinheira, e uma das filhas de Orleans, Celina Niero.

Rodrigo Hilbert, ator Global, será embaixador do Centenário

Para comprovar que a festa do centenário orleanense não passará despercebida, o ator Global e sobrinho do prefeito de Orleans Rodrigo Hilbert, será embaixador da festa. O convite foi feito pelo prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes (PSD), e pela primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Kate Hilbert Cascaes, em visita feita por Rodrigo a casa dos tios, ao vir para o Sul gravar um programa de culinário ao canal GNT. Convite feito e aceito!

Para a primeira-dama Kate a presença do Global só engrandece as comemorações. “Ficamos felizes porque o Rodrigo aceitou o convite. Estamos organizando uma grande festa para o ano do centenário e ter meu sobrinho como embaixador é uma honra”, comenta. “Sabemos do enorme carinho que as pessoas têm pelo Rodrigo e que ele ama a sua cidade. Foi por isso que tivemos a ideia de convidá-lo”, completa Marco.

Quem é Rodrigo Hilbert?

Rodrigo Hilbert Albertoni é ator e modelo brasileiro. Antes de ingressar no mundo das artes cênicas Rodrigo trabalhou como ferreiro na oficina do avô, em Orleans, e pensou em estudar Informática e Agronomia. Atualmente trabalha no canal fechado GNT e é casado com a atriz, modelo e apresentadora Fernanda Lima, com a qual teve gêmeos.

[soliloquy id=”26433″]