Turismo

Orleans está entre 100 destinos sustentáveis

A Green Destinations, com sede na Holanda, busca destacar destinos com histórias inovadoras e eficazes, com boas práticas e exemplos inspiradores.

Foto: Divulgação

Com quatro dos oito municípios brasileiros certificados, Santa Catarina é destaque na lista dos 100 principais destinos turísticos sustentáveis da fundação internacional Green Destinations, com sede na Holanda.

Dentre as quatro cidades catarinenses, Orleans foi um dos destinos incluídos e está entre os 100 da lista mundial. O ranking da Green Destinations chegou na 7ª edição e, ao longo dos anos, busca destacar destinos com histórias inovadoras e eficazes de turismo sustentável, além das boas práticas de gestão dos locais como exemplos inspiradores.

“Santa Catarina busca em sua totalidade a prática do turismo sustentável em todas as nossas regiões. É com orgulho que recebemos esses certificados, que representam 50% dos destaques do país. Agora é trabalhar para fazer chegar em outros municípios catarinenses”, destacou o presidente da Santur, Renê Menezes.

Em Orleans, para que a cidade obtivesse o certificado, o município criou o Movimento Orleans Viva – Guardiões da Montanha (MOV). Um dos objetivos do projeto é incentivar e apoiar o ecoturismo, o turismo rural e a agricultura familiar sustentável por meio de ações de educação ambiental, valorizando as belezas cênicas da cidade e incentivando o desenvolvimento do ecoturismo.

Uma das ações realizadas pelo projeto foi o Mulheres na Montanha, uma caminhada realizada por cerca de 100 mulheres na encosta com o objetivo de elevar a consciência sobre os impactos da mineração de carvão, e a preservação das belezas naturais e consequências para o turismo local.

Sobre a Green Destinations

Conforme informações do Jornal Diário do Sul, a Green Destinations é uma fundação sem fins lucrativos para o desenvolvimento e reconhecimento de destinos sustentáveis, liderando uma parceria global de representantes, organizações especializadas e instituições acadêmicas.

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.

Entidades destacam que medidas no momento certo foram fundamentais para frear a pandemia em Santa Catarina

Entidades da iniciativa privada estão apoiando as medidas de distanciamento social implementadas pelo Governo de Santa Catarina e têm participado de constantes reuniões para tomadas de decisões do poder executivo.