Turismo

Orleans lança programação do Natal dos Sonhos com atrações culturais

Atividades natalinas iniciam no dia 23 de novembro e seguem até o dia 22 de dezembro. Entre os eventos mais esperados estão os dois desfiles de Natal na área central da cidade.

Robson Lunardi/Prefeitura de Orleans

A Prefeitura de Orleans fez o lançamento oficial da programação do Natal dos Sonhos na noite desta quarta-feira (7). Se reuniram no auditório do Centro Administrativo representantes das entidades públicas, empresários, lojistas e população para conhecer as atividades programadas para novembro e dezembro em Orleans.

Durante a noite, a comissão organizadora do evento destacou que estão envolvidos 400 integrantes em 40 alegorias só para os dois desfiles de Natal que ocorrerão durante novembro e dezembro. O primeiro desfile que abre o Natal dos Sonhos e tem a chegada do Papai Noel ocorre no dia 24 de novembro, às 20h30, na Praça Celso Ramos. Em 15 de dezembro ocorre um novo desfile, também a partir das 20h30. O espetáculo tão esperado pela população da região vai reunir um ambiente natalino com músicas, brinquedos e ícones do Natal.

Robson Lunardi/Prefeitura de Orleans

Além disso, o espetáculo promete ser moderno, luxuoso, leve, colorido e divertido. A Diretora de Cultura de Orleans, Annye Baggio, contou um pouco de como será o desfile, mas não quis revelar as surpresas para o público. “O desfile vai contar a história do que é realmente o Natal. Desde a chegada no Menino Jesus, que passa por toda a parte histórica dos três Reis Magos e da Sagrada Família. Na sequência vem a evolução do comércio, para falar da venda dos brinquedos e se encerra com a grande chegada do Papai Noel”, comenta.

Várias entidades estão trabalhando para fazer o desfile ser mágico. “Os envolvidos no desfile são: Unibave, Incessarte de São Ludgero, Escola Meta, Escola Aberta na Comunidade, Escola Costa Carneiro, Grupo de Danças Unibave, Arte e Resgate de Lauro Müller. Também para os interessados, vamos ver quais fantasias temos disponível ainda e estar vendo as pessoas que já nos procuraram e que estão na lista de espera e queiram desfilar. Ainda temos algumas fantasias à disposição e qualquer pessoa da comunidade pode participar”, destaca a Diretora de Cultura.

Robson Lunardi/Prefeitura de Orleans

Annye também conta que o trabalho de confecção das fantasias em ateliers e no galpão do artesanato está a todo vapor para criar os trajes e os personagens em fibra para o espetáculo. A expectativa de público para o desfile é grande, já que na primeira edição do Natal dos Sonhos passaram pela cidade entre dez e 12 mil pessoas. “Esse ano o nosso Natal está sendo super esperado na região, então a expectativa de público é um pouco maior. Não gostamos de falar em números para não assustar, mas a expectativa é muito boa e garantimos que quem vir para Orleans, não vai se arrepender”, analisa Annye.

A programação ainda prevê Festival de Dança, Festival de Orquídeas, Concerto de Corais, e toda uma parte cultural que envolve as apresentações natalinas. O objetivo é que o público da cidade e os turistas possam visitar Orleans durante novembro e dezembro e tenha várias atividades para participar.

Robson Lunardi/Prefeitura de Orleans

O vice-prefeito Mário Coan prestigiou a apresentação e falou sobre a importância do evento para a cidade. “Nossa região está com a expectativa muito grande, e vejo com muita emoção a realização desse evento que é pensado durante o ano todo e agora começamos a torná-lo realidade”, definiu.

O prefeito Jorge Koch entende que a cidade precisa estar preparada e planejar Orleans para o turismo. Jorge também pediu para servidores públicos e comunidade pensarem no futuro da Capital da Cultura e assim capricharem no Natal, pois o evento gera empregos, renda e qualidade de vida na cidade. “Estamos implantando uma nova consciência nos corações da nossa gente para que nossa cidade continue charmosa, hospitaleira e oferecendo qualidade de vida”, explica o chefe do executivo, lembrando que o Natal é um caminho que transforma a cidade tornando uma referência no turismo.

Robson Lunardi/Prefeitura de Orleans

Conheça algumas curiosidades do Natal dos Sonhos:

♦ O Natal de Orleans é construído por artesãos que trabalham no natal de Gramado, repassando o know-how do espetáculo para Orleans;
♦ Alguns personagens são os mesmos do natal de Gramado, como é o caso dos soldados de chumbo;
♦ Toda a sociedade orleanense é envolvida com desfiles de escolas profissionais de balet, bandas, artistas e clubes;
♦ Mais de dez mil pessoas estiveram em Orleans assistindo o Natal e lotando a Praça Celso Ramos e o comércio;
♦ O desfile conta com mais de 400 figurantes que participam caracterizados com o tema do Natal.

Robson Lunardi/Prefeitura de Orleans

Confira a programação completa:

Divulgação

Veja como funcionará o comércio em Orleans:

Divulgação

Notícias Relacionadas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Câmera registra momento em que jovem colide moto contra árvore em Orleans; VEJA VÍDEO

Adolescente de 17 anos continua internado em estado grave.

Comodidade e economia: empresa de Orleans oferece serviço “delivery” no comércio de baterias

Há 46 anos, VR Baterias atende toda linha automotiva, agrícola e de transporte de cargas com economia de até 30% na compra de baterias Helux, marca própria.