Saúde

Orleans realiza a V Conferência Municipal de Saúde

Médicos, psicólogos, enfermeiros, agentes de saúde e população estiveram reunidos durante toda a tarde dessa segunda-feira, dia 13, para a V Conferência Municipal de Saúde de Orleans. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde ocorreu no Centro de Vivências do Museu ao Ar Livre, em anexo ao Unibave, e contou com a presença do prefeito Marco Antonio Bertoncini Cascaes, da secretária de saúde Ana Zomer, do presidente do conselho Fábio Echeli Bett, e demais convidados.

A palestra, ministrada pela conferencista Hellen Bunn Schimitz, abordou de maneira realista e dinâmica o tema da Conferência, “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro”, e simplificou os eixos trabalhados pelos participantes. Sendo eles:

I – Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade;

II – Participação e controle social;

III – Valorização do trabalho e da educação permanente;

IV – Financiamento do SUS e relação público-privado;

V – Gestão do SUS e modelos de atenção em saúde;

VI – Informação, educação e política de comunicação do SUS;

VII – Ciência, tecnologia e inovação do SUS.

Após a palestra, os participantes inscritos foram divididos em grupos para aprofundar os temas e elaborar propostas a serem discutidas na plenária final.

Para a secretária de saúde Ana Zomer, o encontro serviu para a discussão de novas propostas para o aperfeiçoamento do acesso à saúde pelos cidadãos. “Aqui estavam praticamente todas as pessoas que trabalham diariamente com a saúde em nossa cidade. Tivemos boa participação do público e isso nos motiva muito para continuar com a nossa missão de disponibilizar o bom atendimento à saúde para os orleanenses”, declarou Ana.

Profissional da área da saúde há muito tempo, o prefeito Marco reconhece o auxílio da tecnologia atual e da importância de ter um profissional na área altamente capacitado para atender. “Orleans pode-se considerar privilegiada pela saúde que atualmente apresenta. Temos nossas Unidades de Saúde, um hospital com bons equipamentos e profissionais. Me preocupo muito com este setor, que é um dos principais pilares para que a sociedade esteja bem. Oferecer saúde de qualidade é dever de todos, mas precisamos do apoio, também, dos Governos Estadual e Federal, que muitas vezes esquecem de nós”, afirmou o chefe do Poder Executivo.

Por fim, as discussões estabelecidas pelos grupos e aprovadas durante o evento, serão encaminhadas para a VII Conferência Estadual de Saúde, que acontece no mês de setembro, em Lages.

Colaboração: Ariel Rodrigues

[soliloquy id=”135633″]