Economia

Os riscos e benefícios de realizar empréstimos

Situações como a ânsia de realizar um sonho ou até mesmo a obrigação de quitar dívidas muitas vezes levam pessoas a contrair um empréstimo

O economista Jorge Antonio Marcelino alerta dizendo que muitas vezes os empréstimos podem se tornar armadilhas. “É um benefício, um adiantamento de riqueza. Mas, há muita concorrência no mercado e geralmente os clientes não são bem informados. Algumas taxas de juros não ficam bem claras”, explica.

Para Marcelino a facilidade com que os bancos estão disponibilizando o dinheiro pode ser um agravante para o endividamento de quem contrata. “Principalmente os consignados, como são descontados na folha de pagamento são liberados mais facilmente”, pontua.

Segundo o economista, apesar de o governo ter baixado a taxa de juros, ainda são caros. “Eles só são baratos se comparados aos juros do cheque especial, que está mais de 8% ao mês. Nós estamos com o juro mais alto do mundo”, ressalta.

Os aposentados e pensionistas do INSS, também são um grupo que deve tomar cuidado na hora de contratar empréstimo. “Geralmente os aposentados fazem para sanar um dívida e não contabilizam suas outras despesas, como os remédios”, alerta. Marcelino ressalta também que muitas vezes os procuradores acabam realizando empréstimo em nome dos aposentados. “Isso por ser mais fácil, como são consignados, não passa por consulta ao SPC, nem Serasa”, conta.

Portal Satc