Entretenimento

Osterdorf: iniciados preparativos para a festa que celebra a Páscoa, em São Martinho

Foto: Mylene Salgado / Comunicação Prefeitura de São Martinho

Começou, nessa segunda-feira (26), a montagem da decoração da 2ª Osterdorf (Vila da Páscoa), no centro da cidade de São Martinho. O evento será realizado entre os dias 20 e 25 de março. De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h, e, sábado e domingo, das 10h às 18h, para comemorar a Páscoa, seguindo a tradição alemã.

Pelo segundo ano consecutivo, São Martinho apresenta a Osterdorf, a Vila de Páscoa, com uma programação especial que conta com as atividades e atrações gratuitas para toda a família. Na vila, terá a Casa do Coelho, Toca do Coelho, Osterbaum (Árvore de Páscoa), Feira de Produtos Artesanais e Coloniais e Espaço Kids (brinquedos infláveis).

Na programação da Osterdof, terá oficinas de pintura de casquinhas de ovos, desenhos para colorir, orelhas de coelho, coelho divertido, pintura de bolachas e contação de histórias.

A gastronomia também estará presente com a culinária alemã com: bolos cucas, docinhos, bolachas artesanais, geleias, pães e salgados. A Praça de Alimentação estará funcionando de terça a quinta, das 10h às 20h, de sexta a domingo, das 10h às 23h.

“Pelo segundo ano, estamos organizando a Osterdof no município de São Martinho, que tem como objetivo resgatar as tradições de Páscoa, trazidas pelos primeiros colonizadores germânicos. É baseada nas tradições Pascais que traremos atividades interativas e educativas para toda a família. Iniciamos a nossa decoração e, de agora em diante, teremos muito trabalho pela frente, até a abertura do evento no dia 20 de março”, avalia a secretária de Turismo e Cultura, Angela Sehnen Back.

Significado da Osterbaum:

Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está o Osterbaum – a Árvore da Páscoa. As tradições da Páscoa, como as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha de hoje e foram levadas a outros países pelos que emigraram. A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho, são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida.

Serviço

O que: Osterdorf / Vila da Páscoa;

Data: 20 a 25 de março de 2018;

Local: Parque do Produto Colonial, São Martinho;

Quanto: Gratuito;

Organização: Prefeitura Municipal de São Martinho, por meio daSecretaria de Turismo e Cultura.

Colaboração: Mylene Salgado / Comunicação Prefeitura de São Martinho

Notícias Relacionadas

Domingo de Ramos marca início da Semana Santa para os católicos

Em todas as igrejas, a maioria das celebrações é marcada por esta procissão, onde também há a bênção dos ramos, precedida pela missa.

Ovos de Páscoa gigantes encantam visitantes na praça de Nova Veneza

As peças pintadas por artistas da cidade e região tornaram o local uma galeria de obras de arte. A criançada participou das oficinas e pintura de ovinhos.

Pastoral Carcerária: mais do que chocolates, presença de Cristo no cárcere

Paróquia Santa Otília divulga programação da Semana Santa em Orleans