Saúde

Outubro Rosa: Dia do Agente Comunitário de Saúde abre programação especial em Criciúma

Palestra educativa iniciou a programação da campanha no município

Divulgação

A Secretaria de Saúde de Criciúma celebrou, nesta segunda-feira (4), o Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Os ACSs receberam orientações sobre a Campanha Outubro Rosa e assistiram a uma palestra educativa sobre a dengue, conduzida pela coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Simone da Cruz. O evento ocorreu no Teatro Elias Angeloni e abriu a programação do mês rosa no município.

“Criciúma é uma cidade saudável por causa do zelo que temos com nossos habitantes. Já que uma cidade que não olha para seu povo não se preocupa com o futuro, mas aqui, sempre estamos atentos para as necessidades dos moradores”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro. “Os bons resultados que colhemos são frutos de um governo que disponibiliza as ferramentas de trabalho adequadas e prepara seus profissionais. Os números positivos que temos na Saúde é graças ao trabalho e empenho dos ACSs”, concluiu.

“Os Agentes Comunitários são peças fundamentais na infraestrutura de saúde da nossa cidade. Eles atuam em contato direto com a população, visitando famílias em vulnerabilidade e alertando sobre cuidados e mapeando situações de risco”, explicou o secretário de Saúde, Acélio Casagrande.

Na ocasião, os ACS’s receberam também um kit, com uma bolsa, guarda-chuva e camiseta. O encontro fez parte da programação da Campanha Outubro Rosa. A iniciativa contou ainda com uma oficina para confecção de toucas e turbantes, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Além de uma palestra sobre saúde pélvica feminina, na parte da manhã.

Confira o cronograma de ações e atividades do mês:

09/10 – Evento Rosa na Praça Nereu Ramos, das 9h às 12h: Conscientização e mais informações sobre a campanha, em parceria com a Rede Feminina, fundações Cultural e de Esporte, Afasc e instituições de ensino da cidade.

14/10 – Atendimento Estendido: Horário especial com atendimento estendido até as 21h nas Unidades Básicas de Saúde.

16/10 – Evento Rosa nos Parques das Nações, Imigrantes e Altair Guidi, a partir das 15h: Brinquedos para crianças, atividades de caminhada orientada, cálculo do Indíce de Massa Corporal (IMC), orientação nutricional, zumba, aferição de sinais vitais, informações sobre fatores de risco, orientação sobre vacinação, e música.

23/10 – “Dia D”: UBS’s abertas no sábado das 13h às 17h, para atendimento e realização de exames citopatológicos e avaliação de mamas.

27/10 – Palestra no Salão Ouro Negro às 8h30: Palestra para enfermeiros e médicos da AB, sobre rastreamento e diagnóstico em mastologia, com o médico Erik Paul Winnkow.

27/10 a 29/10 – Assistência no Hospital São José: Coleta de exames citopatológico e avaliação de mamas.

Notícias Relacionadas

Grave acidente na BR-282 deixa uma pessoa morta e outra ferida em SC

Segundo a PRF, até o momento da publicação desta matéria, o trânsito fluía lentamente nos dois sentidos da rodovia

Greve de caminhoneiros tem apoio de 48% da categoria em SC

Santa Catarina é um dos Estados que mais apresenta "resistência" à greve, aponta pesquisa que ouviu mais de 2 mil caminhoneiros em todo o Brasil

São Ludgero antecipa para amanhã (26) a segunda dose da vacina contra Covid-19

A Sala de Vacinas funciona na ESF Margem Esquerda das 7 às 16 horas sem fechar ao meio-dia

Epagri amplia monitoramento do vento junto ao Porto de Imbituba

Ele explicou que a estação anemométrica foi instalada, a pedido do Porto, numa posição estratégica junto ao cais