Saúde

Outubro Rosa é encerrado e inicia o Novembro Azul

Foto: Neka Dal Pont

Foto: Neka Dal Pont

Após alertar as mulheres durante quatro semanas sobre os riscos do câncer de mama, a Prefeitura de Criciúma, através da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou nessa quinta-feira (29), no Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera, a campanha Outubro Rosa e iniciou a programação da campanha Novembro Azul, dedicado à prevenção do câncer de próstata e ao cuidado da saúde masculina. 

Centenas de balões rosas e azuis foram soltos por funcionários da Secretaria, em uma to simbólico. De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Conti, o gesto destacou os bons resultados obtidos neste mês. “Finalizamos a campanha Outubro Rosa com sentimento de dever cumprido. Todos estão de parabéns. A população criciumense abraçou a causa e as mulheres foram bem atendidas nas unidades de saúde do município”, afirma.

Mais de 20 ações alusivas ao Outubro Rosa foram realizadas em Criciúma. Conforme o prefeito Márcio Búrigo, mesmo com o término da campanha, o Município dará continuidade às ações de conscientização para garantir o bem-estar. “A Administração Municipal não mede esforços para melhorar a qualidade de vida dos moradores criciumenses. Temos a melhor saúde pública de Santa Catarina e, sem dúvidas, continuaremos lutando pela saúde”, ressalta. 

Para a coordenadora de atenção básica de saúde de Criciúma, Letícia Vieira, as mulheres se sensibilizaram com a campanha. “Realizamos mais de 600 mamografias e coletamos aproximadamente 1,3 mil preventivos de câncer de colo uterino. Somente no Dia D da campanha mais de 700 preventivos foram coletados. Estamos satisfeitos com o resultado e esperamos obter sucesso com o Novembro Azul”, comenta. A programação da campanha será lançada na próxima semana.

Colaboração: Jhulian Pereira