Saúde

Pacientes oncológicos do Hospital São José recebem drenagem linfática

Pacientes que realizaram cirurgia de câncer de mama recebem tratamento diferenciado.

Foto: Divulgação/Hospital São José

Foto: Divulgação/Hospital São José

Em 2016 o índice de pacientes com diagnóstico de câncer de mama aumentou. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA houve em Santa Catarina, 2030 novos casos. Em Criciúma o índice não foi diferente e a demanda também aumentou.

O HSJosé presta serviço para pacientes oncológicos desde 1996, por meio da Unidade Oncológica – UNACON com atendimentos de quimioterapia e radioterapia.

Devido a grande procura no tratamento de pacientes, principalmente pacientes diagnosticadas com câncer de mama e que realizaram cirurgia, o serviço de fisioterapia da Instituição viu a necessidade de instalar uma Unidade de Reabilitação Fisioterapêutica na modalidade de drenagem linfática manual.

De acordo com especialistas pacientes com câncer de mama realizam cirurgia para a retirada total ou parcial da mama acometida, incluindo a retirada de linfonodos axilares, ocasionando uma sequela chamada linfedema; essa sequela acomete o braço deixando o paciente com dor e dificuldade de movimentação devido ao excesso de fluído linfático acumulado, gerando uma série de complicações.

“A drenagem Linfática é uma terapia manual realizada com manobras, pressões e movimentos suaves e delicados, de forma lenta e rítmica a fim de estimular o fluxo linfático e a eliminação desse excesso, melhorando o linfedema e consequentemente a movimentação do membro. O resultado é imediato. Este tipo de tratamento é imprescindível na fase pós-operatória imediata, intermediária ou até mesmo tardia, a fim de proporcionar o alívio do desconforto causado por edemas”, ressalta Edilene Rocha Ribeiro, fisioterapeuta do serviço de oncologia do HSJosé.

Além do procedimento realizado na Unidade, as pacientes recebem orientações específicas sobre o posicionamento do membro acometido, bem como os exercícios a serem realizado em casa durante suas atividades diárias.

O atendimento acontece na mesma unidade onde é realizada a quimioterapia, com horário agendado.No caso de pacientes oncológicos; somente fisioterapeutas especializados ou com aperfeiçoamento na área, realizam o procedimento. As sessões acontecem de duas a três vezes por semana com duração de 40 minutos de atendimento para cada paciente.

“Aqui na Unacon as pacientes são encaminhadas pelos médicos oncologistas, cirurgiões e/ou algum integrante da equipe multiprofissional; após esse encaminhamento são avaliadas pela fisioterapeuta responsável que determina o agendamento e a frequência das sessões. Geralmente é determinado 20 sessões para cada paciente totalmente gratuito. Após o processo a paciente é reavaliada para dar ou não  continuidade no tratamento” ressalta Edilene. 

Além do atendimento em fisioterapia na UNACON; com auxílio de professores da UNESC, acadêmicos do curso de fisioterapia também contribuem no atendimento aos pacientes que necessitam de Drenagem Linfática.

Colaboração: Kátia Farias – Assessora de Comunicação do Hospital São José