Geral

Paixão nacional: mulheres preferem os sapatos de presente

Segundo pesquisa feita por empresa inglesa, mulheres gastam cerca de R$ 44 mil em sapatos durante a vida

Foto: Amanda Ludwing/Engeplus

Foto: Amanda Ludwing/Engeplus

O sapato é a escolha certa para quem não quer errar no presente de Dia dos Namorados (ou em outras datas comemorativas) para as mulheres. Eles são a paixão nacional e, segundo uma pesquisa da empresa inglesa GoCompare, as mulheres são as maiores gastadeiras: elas gastam cerca de R$ 44 mil em sapatos durante toda a vida. Só no Brasil, 7.6 milhões de mulheres compraram algum acessório nos últimos 30 dias.

Os donos de lojas ficam preparados em datas comemorativas. Segundo Júnior Barni, diretor de uma loja de calçados Içara, o número de mulheres é sempre constante no estabelecimento, mas a quantidade de homens tem aumentado. “Os homens que compram bolsas ou sapatos têm grandes chances de agradar a namorada. Não erram porque a mulher nunca diz não para um desses acessórios. Caso ela não goste é mais fácil de trocar”, conta o diretor.

As irmãs Aline Martins Elias e Daniela Elias Pizzolatti, juntas, têm cerca de 200 pares de sapatos. As duas afirmam que a paixão vem de criança. Elas levam, no mínimo, um par de sapato por semana para casa. “Troco qualquer coisa por sapato. Eu tenho mais de 100 e consigo usar todos. Agora diminui o ritmo de compras, mas antes era uma média de dois por semana. Compro pela internet, na loja, em qualquer lugar”, afirmou Daniela à reportagem do site Engeplus.

Aline guarda os sapatos em um dos quartos de sua casa. “É um quarto só de sapatos. Meu marido traz de presente pra mim. Ou isso, ou calça jeans. Tenho de tudo, desde rasteirinhas, sapatilhas, e não deixo nada encostado. Uso todos, e consigo combinar com minhas roupas”, se diverte Aline.