Economia

Palestra busca motivar o empreendedor sombriense

Foto: Ana Acordi

Foto: Ana Acordi

O Sebrae está oferecendo ações em todo o país para preparar empresas para o mercado e para o Movimento‪#‎compredopequeno. O cronograma inclui seminários, clínicas tecnológicas, consultorias, cursos, orientações técnicas e caravanas. Em Sombrio, a Prefeitura Municipal, Sebrae, com apoio da CDL, ACIS e CREDISOL,  realizam nesta terça-feira, 22, com início às 19 horas, a palestra: “Entenda Custos, Despesas e Preços de Venda”, com o economista João Alexandre.

De acordo com Agente de Desenvolvimento Local do Sebrae e diretor de Turismo, Ricardo Ayres, a palestra é gratuita, aberta a micro, pequenos e demais empreendedores do município. “Através da Prefeitura e Sebrae procuramos estimular aos pequenos comerciantes e agricultores a participarem de capacitações que são oferecidas gratuitamente, com o objetivo de fazer com que suas empresas participem das licitações, entre outras iniciativas, com o objetivo de valorizar o pequeno empresário. Neste sentido, já tivemos oficinas de compras governamentais, atendimento ao turista e agora com a palestra entenda de custos”, ressalta.

Para a gerente da agência da CREDISOL, Daniela Bristot, o movimento nacional “Compre do Pequeno” é uma oportunidade impar, porque o pequeno empreendedor faz parte da nossa economia, principalmente em nossas cidades pequenas.

“Também somos parceiros porque vemos a oportunidade, mesmo que o pequeno não seja informal, mas é um espaço que ele pode consolidar, ao participar desta iniciativa”, frisa.

O prefeito em exercício Valmir Daminelli (PPS), reforça a importância dos agricultores do município participar deste movimento “Compre do Pequeno”. “Entendo que a agricultura familiar é a base de nossa economia e hoje com a possibilidade dos agricultores ingressarem na informalidade também podem participar de licitações e fornecer vários itens nos pregões da prefeitura”, reforça.

As inscrições para participar da palestra podem ser feitas na Prefeitura (Ricardo), CDL, ACIS e CREDISOL.

A força do pequeno negócio

Somam mais de 10 milhões, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Além de 4,2 milhões de produtores rurais. Juntos, são eles que mais geram empregos no Brasil. Isso faz muita diferença para milhões de trabalhadores que tiveram o primeiro emprego em um pequeno negócio e para milhões de brasileiros que sustentam suas famílias a partir do trabalho em uma pequena empresa.

Colaboração: Ana Acordi/Ascom Sombrio