Geral

‘Papo Aberto’ da campanha contra as drogas leva adolescentes à reflexão

Nesta semana participaram da conversa alunos da escola Dimer Pizzetti, do bairro Liri

“Muitas conhecidos tem experiência na família e conseguiram esclarecer as dúvidas. É um trabalho muito bom”, disse Caroline Medeiros, aluna do 7º ano da escola estadual Dimer Pizzetti, que participou do ‘Papo Aberto’, promovido pela Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas de Içara, inserido nas ações de prevenção ao uso de drogas, programadas dentro da campanha de 2013 “Tô ligado! Crack, não deixe que esta pedra destrua sua vida”. A rodada de conversa acontece também junto às turmas do sexto e nono ano que aproveitam a ocasião para tirar dúvidas.

Já Ingridy dos Santos Flores, também do sétimo ano, falou que o encontro foi o máximo. “Falamos sobre família, sobre o diálogo em casa, que no meu caso acontece abertamente. Foi o máximo!”, declarou acrescentando que muitos colegas conhecem pessoas envolvidas com drogas, que já pediram ajuda e estão conseguindo deixar o vício.

Os intermediadores nos encontros são os professores Rodrigo Borges Nascimento e Mara Rubia Scremin, e a psicóloga Rainildes Fernandes que destacou o envolvimento efetivo dos estudantes. “Os encontros foram muito proveitosos. Os alunos se envolvem, discutem, apresentam temas para a conversa, além de esclarecerem dúvidas. Vamos continuar com a programação em outras escolas do município levando o tema da campanha para conversas com professores, pais e estudantes”.

Para a assistente técnica pedagógica da escola, Mirege Nazário, contar com o apoio da equipe da subsecretaria nesta ação é fundamental. “Este é um trabalho muito importante uma vez que não temos mais local com maior ou menor risco e nem idade ou classe aonde a droga não chegue; e como educadores nosso papel é o de dar condições para que as informações e orientações cheguem com qualidade e a equipe da subsecretária é imprescindível nesta atividade”, ressaltou.

Ainda nesta semana os pais de alunos da escola municipal Paulo Rizzieri participaram de palestra ministrada pelo Subsecretário padre Eloir Borges, sob o tema ‘conversando sobre drogas com a família’. “Percebemos que os pais saíram satisfeitos com a exposição do tema e ainda incentivaram nosso trabalho, principalmente na questão da prevenção”, assinalou o subsecretário.

A campanha intensificada neste mês acontece em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Uso de Drogas – celebrado no próximo dia 26. Nesta data, em ações individuais, todas as escolas, realizarão pinturas sobre uma pedra grande, onde será escrito o lema da campanha. As atividades são realizadas pela Secretaria da Saúde de Içara, por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, com parceria da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e Sistema de Atendimento Especializado (SAE).

Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI

[soliloquy id=”30105″]