Esporte

Parque das nações recebe estrutura para slackline

Adeptos ao esporte já possuem espaço para a prática de diversas modalidades

Caminhar sobre fitas, buscando o equilíbrio que surge de dentro para fora e abusando de manobras em algumas modalidades. Este é o princípio do slackline, um novo esporte que já reúne muitos praticantes na cidade de Criciúma e região, e que tem um espaço de destaque no Parque das Nações Cincinato Naspolini.

Para o profissional em Network e Marketing, Wagner Costa Pacheco, 27 anos, praticante de slackline há quatro meses, o esporte é uma forma de manter a mente ocupada e trabalhar a concentração e o equilíbrio.

Ele conta que durante meses usavam espaços públicos como a Praça do Congresso e o Parque das Nações, com as fitas amarradas em árvores e troncos. Após elaborar um projeto para a Prefeitura de Criciúma, os praticantes ganharam uma estrutura com troncos de madeira para o equilíbrio em corda bamba. “Nós ficamos muito felizes com o espaço, pois poderemos treinar as diversas modalidades, como o longline e a prática em longa distância”, explica Pacheco.

Ele faz parte do grupo Tobu Slackline, com aproximadamente 60 pessoas participantes. Mas Wagner comenta que destes, 20 pessoas são atuantes no esporte.  Além do Longline há outras formas de praticar os exercícios sobre a fita. O Slackline é o mais comum e é praticado em fitas de aproximadamente 15 metros. O TrickLine é para executar manobras. O Highline é praticado nas alturas.

O coordenador do Parque das Nações, Carlos Oliveira relata que muitos curiosos procuram os pontos nos finais de semana, querendo obter informações do esporte e até arriscando se equilibrar sobre as fitas. “Este é apenas mais um dos esportes que são praticados atualmente no parque. Queremos incentivar mais e mais esportes, pois aqui é um local para toda a família e que oportuniza qualidade de vida”, compreende Oliveira.

Tiago Maciel/Decom Prefeitura de Criciúma