Geral

Parque dos Imigrantes é inaugurado com show nacional, homenagens e resgate histórico

Atração principal, dupla Thaeme e Thiago encerrou as comemorações de um dia inteiro de celebração pelo aniversário de 139 anos do município e inauguração do Parque dos Imigrantes

Fotos: Maria Duarte

Um público estimado em mais de 20 mil pessoas, segundo levantamento da Polícia Militar, acompanhou a cerimônia de inauguração do Parque dos Imigrantes, no Distrito do Rio Maina. O domingo (6) foi de festa dupla no município. Criciúma comemorou 139 anos de colonização e presenteou os moradores com um novo parque.

São 61 mil metros quadrados de lazer, entretenimento, esporte e cultura. Um investimento de mais de R$ 7 milhões do Governo do Município, Estado, e iniciativa privada. Os esforços para tirar o parque do papel, um sonho desde 2009, foram lembrados na cerimônia de inauguração, que iniciou por volta das 20h.

Fotos: Maria Duarte

Com a presença do prefeito Clésio Salvaro, vice-prefeito Ricardo Fabris, ex-governador Raimundo Colombo, autoridades do município e do estado, servidores municipais e comunidade, o parque foi inaugurado. “Hoje é o dia de comemorar o aniversário da nossa bela cidade. Os cidadãos ganharam de presente este belo parque, um sonho tirado do papel, construído para todos os criciumenses”, discursou, emocionado, o prefeito Clésio Salvaro.

Depois de oficialmente inaugurado, o parque continuou levando alegria ao público. A dupla nacional Thaeme e Thiago comandou a festa dos criciumenses, cantando sucessos e fechando as comemorações em grande estilo.

Dia de festa

Fotos: Maria Duarte

As comemorações pelos 139 anos de colonização do município, com investimento da Caixa Econômica Federal, começaram cedo, com corte de bolo na Praça Nereu Ramos e uma missa na Catedral São José, às 8h. Do centro da cidade, autoridades e público se encaminharam até o Parque dos Imigrantes para o hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado e Município.

Durante a manhã, o público presente pôde acompanhar um ato especial, a primeira vez em que a atafona foi posta em funcionamento. O equipamento é usado para moer o milho, transformando-o em farinha para a produção da tradicional polenta, remetendo aos primeiros colonizadores italianos de Criciúma.

Já durante a tarde os homenageados foram os trabalhadores do parque. A Administração Municipal presenteou cerca de 180 profissionais da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, e parceiros, com placas de agradecimento. “Dava para ver que os trabalhadores abraçaram a obra como se fosse para eles. Todos estavam muito empenhados. Agora fica o pedido para que a população cuide do parque com o mesmo carinho com que construímos ele”, declarou o carpinteiro, Bruno Peterle.

Fotos: Maria Duarte

Por volta das 16h, no palco principal, as atrações locais e regionais começavam a animar o público. Música tradicional italiana, sertanejo universitário, rock, pop. Embaladas pelos artistas, as pessoas puderam prestigiar mais uma demonstração da tradição passada pelos imigrantes italianos: o tombo da polenta.

Foram 260kg de polenta e 80kg de carne moída para acompanhar, tudo degustado pelos participantes e preparado pelo grupo Amici Della Polenta, com animação do Grupo Belunessi.

“A polenta estava deliciosa”, garantiu a moradora do bairro, Silvânia Horácio. “Faltava um lugar como esse pra todos nós, e por isso nós somos muito gratos por esse presente. O parque é lindo e vai ser muito bem utilizado”, completou.

Veja mais fotos

[soliloquy id="313019"]

Colaboração: Guilherme Nuernberg – Decom Prefeitura de Criciúma

Notícias Relacionadas

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.

Polícia Civil apresenta dados positivos na repressão de roubos em Criciúma com prisões realizadas e criminosos identificados

Comparado com 2018, os dados indicam redução de roubos com uso de arma de fogo, roubos em residência e roubos com mais de três autores, com estabilização da quantidade de roubos gerais.