Economia

Parque Industrial tem prazo para este semestre, em Tubarão

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A previsão da prefeitura de Tubarão para a conclusão das obras que preparam o terreno do primeiro lote do Parque Industrial em Tubarão é o primeiro semestre deste ano.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Clair Teixeira, porém, não diz se a obra ficará pronta no prazo inicialmente combinado com a empresa Duratex, que pediu, em agosto, um terreno como condicionante para que a empresa fique na cidade. Naquela ocasião, ficou acertado que esse terreno teria que ser disponibilizado em até nove meses – ou seja, até maio.

Clair respondeu a alguns questionamentos do DS sobre os trabalhos no Parque Industrial, mas não forneceu nenhuma informação sobre a negociação com a empresa. Na época em que a reunião com a Duratex foi realizada, vários membros do governo municipal e estadual foram a São Paulo participar das tratativas, que foram anunciadas como importantes para a permanência da companhia na Cidade Azul, já que há muito se especula sobre o fechamento da empresa no município.

A prefeitura afirma que as obras no terreno onde está sendo implantado o Parque Industrial seguem dentro do cronograma previsto pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Nesta etapa, os trabalhos estão concentrados na fase de aterro e recobrimento com camada superficial de argila. A área trabalhada possui 80 mil metros quadrados. Desses, 40 mil metros quadrados já foram aterrados e recobertos com argila.

Simultaneamente a esta fase, a Secretaria de Urbanismo faz estudos relacionados à drenagem, à rede elétrica e à construção de vias no entorno do parque.

Oportunidade

As obras do Parque Industrial estão sendo realizadas com recursos próprios do município. Os trabalhos contam com parceria da Tractebel Energia. “É uma oportunidade para atrair novas empresas na cidade, e a ampliação de outras já existentes no município”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, pois a intenção é que diversas empresas se instalem no local. O terreno fica ao lado da Usina Fotovoltaica e do aerogerador, ambos projetos de pesquisa e desenvolvimento da Tractebel.

Com informações do site Diário do Sul