Geral

Peças teatrais sobre inclusão social propõem reflexão na Semana Santa de Orleans

As peças serão apresentadas pelos grupos de Jovens Renascer, da comunidade de Rio Laranjeiras, e Renovados em Cristo, da Matriz Santa Otília

Foto: Edivaldo Lubavem / Divulgação / Sul in Foco

Foto: Edivaldo Lubavem / Divulgação / Sul in Foco

Os grupos de Jovens Renascer, da comunidade de Rio Laranjeiras, e Renovados em Cristo, da Matriz Santa Otília de Orleans, se uniram para celebrar a quinta e sexta-feira e o sábado da Semana Santa. Para isso, peças teatrais foram preparadas tendo em vista o tema inclusão social. Segundo o vice-coordenador do grupo de jovens Renascer, Edivaldo Lubavem, o objetivo é ressaltar a importância de incluir todas as pessoas no meio social.

“Pretendemos mostrar a capacidade das pessoas que se tornam esquecidas perante a sociedade e valoriza-las, combatendo o preconceito. Para Deus, não há diferença entre um filho e outro. Por isso, decidiu-se abordar este assunto, mostrando para as pessoas que todos têm capacidade de viver ao seu modo. Com isso, o amor e o respeito podem reinar entre todos nós”.

A primeira peça teatral iniciará na quinta-feira de Lava Pés, às 19h30min, na Igreja de Rio Laranjeiras. "Neste dia, 12 jovens lavarão os pés de haitianos, pessoas com deficiência física ou intelectual, idosos e lideranças da comunidade", explicou Edivaldo. Já na sexta-feira, a Paixão de Cristo será encenada às 15 horas, na comunidade local, através da expressão e da música. "Os atores apresentarão temas presentes na vida dos jovens, tais como álcool, tecnologia, luxuria, perdição e, por fim, a Salvação".

O Sábado de Aleluia será realizado às 19h30min, na Igreja de Rio Laranjeiras. "Jesus ressuscitará entre os mortos. A peça mostrará que Cristo está vivo entre as pessoas com deficiência física ou intelectual, idosos, haitianos e fortalecendo as lideranças a continuarem com a missão delas. Os mesmos participantes de quinta-feira mostrarão o desejo de superação no sábado”, explicou o vice-coordenador.

Edivaldo frisa ainda a importância da participação da população. “Queremos convidar todas as pessoas para participar conosco deste momento tão importante na vida Cristã e se emocionar com a superação dos envolvidos no tema inclusão social que, com certeza, nos darão uma lição de vida”.