Geral

Peritos do INSS retornam na segunda-feira

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após mais de quatro meses em greve, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS devem voltar ao trabalho na próxima segunda-feira. A greve começou no dia 4 de setembro do ano passado.

O presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos – ANMP, Francisco Eduardo Cardoso, informou que será mantido o estado de greve e que os profissionais farão apenas o atendimento àqueles que ainda não se submeteram à perícia médica inicial. Segundo Cardoso, não estão descartadas novas paralisações.

“Só vamos fazer atendimentos emergenciais dos que não passaram pelas perícias. As perícias já dadas, casos de acidente de trabalho, aposentadoria especial, aposentadoria por invalidez – qualquer um desses serviços vai continuar paralisado. O foco é o atendimento inicial do auxílio-doença. Quem tiver perícia de prorrogação, nem adianta aparecer porque não vai ser atendido”, disse o médico. Segundo ele, o atendimento não será normalizado enquanto não houver avanço nas negociações com o governo.

Conforme estimativa divulgada pelo INSS no início deste mês, mais de 1,3 milhão de perícias deixaram de ser feitas desde o começo da greve. Entre as reivindicações dos profissionais está o aumento salarial de 27,5%, em no máximo duas parcelas anuais, a efetivação em lei da redução da carga horária de 40 horas para 30 horas semanais, a recomposição do quadro de servidores e o fim da terceirização da perícia médica, com retorno da exclusividade da carreira médica pericial.

Com informações do Diário do Sul