Segurança

Pescadores de SC são presos em barco com 560kg de cocaína na Espanha

Embarcação era de Guaratuba (PR), mas os tripulantes trabalhavam e moravam em Balneário Barra do Sul

Divulgação

Três pescadores de Santa Catarina foram presos em um barco que transportava 560 quilos de cocaína próximo das Ilhas Canárias, na Espanha. A embarcação era de Guaratuba (PR), mas os tripulantes trabalhavam e moravam em Balneário Barra do Sul, no Norte de SC.

Além dos três catarinenses, outros três brasileiros e um francês estavam no barco pesqueiro “Mestre Doca I”, com 19 metros de comprimento. Todos eles foram presos pela Guarda Civil espanhola, em operação conjunta com a Polícia Nacional e a Vigilância Aduaneira.

As autoridades trocaram informações e identificaram que a embarcação da América do Sul era suspeita de tráfico de drogas.

Segundo a Guarda Civil da Espanha, o barco pesqueiro realizou manobras evasivas e começou a fugir assim que percebeu a presença dos agentes da Vigilância Aduaneira.

No momento em que embarcaram no navio pesqueiro, as autoridades perceberam uma grande quantidade de malas geralmente usadas para o tráfico de cocaina. A droga foi encontrada na embarcação, que foi apreendida e transferida para o porto de Santa Cruz de Tenerife.

A Guarda Civil espanhola afirmou que, apesar da tempestade no momento da operação, foi possível evitar a transferência da cocaína para outras embarcações, o que teria dificultado a identificação da droga.

De acordo com a Guarda Civil, a região é conhecida como “rota atlântica da cocaína”, por ser usada por embarcações de pesca da América do Sul que transportam drogas pelo Atlântico até a Europa.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

SED se pronuncia sobre esfaqueamento em escola de Criciúma

Secretaria de Estado da Educação informa que está apurando as informações sobre o caso ocorrido na noite de sexta-feira no bairro Mina do Mato

Rua rachada em SC corre risco de desabar e famílias são orientadas a deixar casas, diz prefeitura

Análise de um geólogo atestou que a rua, em São Bento do Sul, possui "alto risco para desmoronamento".

Mais caro que gasolina: óleo diesel é encontrado a mais de R$ 8 em duas cidades de SC

Pesquisa da ANP avaliou valores entre os dias 19 e 25 de junho e mostra cidades de Santa Catarina com óleo diesel a mais de R$ 8

Produtores de Soja recebem prêmio do Grupo Olim

Prêmio Produtividade de Soja Safra 2021/2022 foi entregue nesta quinta-feira (23)