Segurança

Pescadores de SC são presos em barco com 560kg de cocaína na Espanha

Embarcação era de Guaratuba (PR), mas os tripulantes trabalhavam e moravam em Balneário Barra do Sul

Divulgação

Três pescadores de Santa Catarina foram presos em um barco que transportava 560 quilos de cocaína próximo das Ilhas Canárias, na Espanha. A embarcação era de Guaratuba (PR), mas os tripulantes trabalhavam e moravam em Balneário Barra do Sul, no Norte de SC.

Além dos três catarinenses, outros três brasileiros e um francês estavam no barco pesqueiro “Mestre Doca I”, com 19 metros de comprimento. Todos eles foram presos pela Guarda Civil espanhola, em operação conjunta com a Polícia Nacional e a Vigilância Aduaneira.

As autoridades trocaram informações e identificaram que a embarcação da América do Sul era suspeita de tráfico de drogas.

Segundo a Guarda Civil da Espanha, o barco pesqueiro realizou manobras evasivas e começou a fugir assim que percebeu a presença dos agentes da Vigilância Aduaneira.

No momento em que embarcaram no navio pesqueiro, as autoridades perceberam uma grande quantidade de malas geralmente usadas para o tráfico de cocaina. A droga foi encontrada na embarcação, que foi apreendida e transferida para o porto de Santa Cruz de Tenerife.

A Guarda Civil espanhola afirmou que, apesar da tempestade no momento da operação, foi possível evitar a transferência da cocaína para outras embarcações, o que teria dificultado a identificação da droga.

De acordo com a Guarda Civil, a região é conhecida como “rota atlântica da cocaína”, por ser usada por embarcações de pesca da América do Sul que transportam drogas pelo Atlântico até a Europa.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Padrasto é preso por estupro de vulnerável e mãe por omissão após investigação revelar abusos desde os 9 anos, em Grão-Pará

Caso veio à tona após adolescente de 12 anos ser encontrada em desespero no banheiro da escola; polícia aponta violência reiterada dentro de casa.

Polícia Científica de SC lança novo site para agendamento da Carteira de Identidade Nacional

Nova plataforma facilita o agendamento da Carteira de Identidade Nacional com navegação mais rápida, moderna e acessível.

Vacina brasileira contra dengue mantém proteção por até 5 anos, confirma estudo

Estudo do Instituto Butantan mostra eficácia de dose única contra formas graves da doença e reforça segurança do imunizante.

Santa Catarina mantém liderança como Estado mais seguro do País e registra menor número de homicídios em 19 anos

Estado registra o menor número de homicídios dos últimos 19 anos e apresenta redução em diversos indicadores de violência e crimes contra o patrimônio.