Educação

Pesquisa sobre bullying nas escolas de Criciúma vira livro

Foto: Divulgação/Wilson Adriani

Foto: Divulgação/Wilson Adriani

O livro “Direitos Humanos, Fraternidade e Bullying: momentos de reflexão e caminhos dialógicos", tendo como autoras a Professora Msc. Sheila Martignago Saleh e a Bacharel em Direito Larissa Xavier Teixeira, será lançado no dia 15 de março de 2016, às 19 horas, no Auditório Ruy Hulse, da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, em Criciúma.

A temática do livro origina-se de trabalho científico, desenvolvido pelas autoras, por meio do Programa de Iniciação Científica – PIBIC, da UNESC, no período compreendido entre agosto de 2012 e agosto de 2013.

O termo bullying descreve os atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. “A obra tem como objetivo propiciar reflexão e diálogo quanto ao bullying escolar,contribuindo para um melhor entendimento acerca do tema”, disse Larissa.

O livro encontra-se fundamentado em pesquisa científica de cunho local, realizada com os alunos matriculados em 2012 nas escolas estaduais do Município de Criciúma. Dentre os dados constantes na pesquisa, evidenciou-se que 13 (4%) estudantes têm medo de ir à escola em razão de serem vítimas de bullying.

Em relação aos números apresentados, a autora Larissaafirmou que, muito embora correspondam à minoria, é imprescindível um olhar atento sobre o problema, haja vista a gravidade das consequências acarretadas pelos atos violentos de humilhação e intimidação, respaldados em preconceito ou discriminação, vividos na escola.

De acordo com Larissa, o bullying escolar implica graves prejuízos físicos e psicológicos, marcando negativamente a vida das vítimas e influenciando-as em suas fases adultas. “Nesse sentido, a obra objetiva propor a fraternidade como forma de efetivação dos direitos humanos dos estudantes, por meio de combate e prevenção ao fenômeno do bullying verificado nas escolas estaduais do Município de Criciúma – o que favorece, inclusive, maior compreensão do assunto com relação à realidade dos demais Municípios”, afirmou Larissa.

A obra será disponibilizada, de forma gratuita, em dois formatos: em livro físico e em E-book, este a ser publicado no site do Curso de Direito da UNESC (http://www.unesc.net/portal/capa/index/48) – o que facilita o acesso e a divulgação do estudo à comunidade acadêmica, às autoridades públicas, às escolas participantes da pesquisa, bem como à sociedade como um todo.

As autoras

Sheila Martignago Saleh é graduada em Ciências Jurídicas pela Universidade Braz Cubas (1992); Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí (2004); possui Preparação à Magistratura pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (1994); e aperfeiçoamento em Conciliação e Mediação pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (2001). Atualmente, é Coordenadora do Programa de Extensão “Território Paulo Freire”, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNESC; membro do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania; e Professora da UNESC.

A autora Larissa é Bacharel em Direito pela UNESC, com formação em 2015, e lança seu primeiro livro aos 23 anos, em co-autoria à Professora MSc. Sheila Saleh. Durante sua graduação, Larissa atuou em monitorias e em projetos de pesquisa e de extensão, sempre com temas voltados aos direitos humanos, aos direitos das crianças e dos adolescentes e aos direitos das mulheres. Atualmente, Larissa Teixeira é servidora pública efetiva, atuando como Assistente Legislativo na Câmara Municipal de Urussanga.A autora doou um exemplar para a biblioteca da Casa Legislativa Urussanguense.

Colaboração: Wilson Adriani – Assessor de Imprensa/Câmara de Vereadores Urussanga