Geral

Pesquisadores do CT Satc apresentam trabalhos em conferência sobre poluição atmosférica

Evento Air Pollution Conference Brazil, realizado em São Paulo, reuniu especialistas do mundo todo

Foto: SATC

Pesquisadores do Núcleo de Energia e Síntese de Produtos (NEP), do Centro Tecnológico Satc, participaram da Air Pollution Conference Brazil e 5th CMAS South America, realizada em São Paulo. O evento reuniu especialistas globais em poluição atmosférica para discutir tecnologias avançadas de controle de poluição, monitoramento atmosférico e o impacto na saúde pública. Pedro Moura e Flavio Bianchi, representando o NEP, apresentaram o resultado de pesquisas realizadas sobre o tema.

A conferência teve como foco a divulgação das recentes tecnologias para o controle da poluição do ar, novas metodologias para avaliar a exposição à poluição e seu impacto na saúde. Técnicas de modelagem numérica aplicadas a estudos de qualidade do ar, clima e energia também foram destaque.
Os trabalhos apresentados pelos pesquisadores da Satc foram desenvolvidos a partir de projetos que incluem metodologia para a determinação de mercúrio em emissões atmosféricas, desenvolvida em parceria com a Copel Geração e Transmissão S.A., e uma tecnologia de captura de CO2 em escala piloto, em colaboração com a Eneva.

“Estamos comprometidos em desenvolver tecnologias inovadoras que não apenas atendam às exigências regulamentares, mas também contribuam para a saúde pública e a preservação ambiental. Apresentar nossos projetos sobre a determinação de mercúrio em emissões e a captura de CO2 em escala piloto nos permitiu demonstrar o impacto positivo que essas soluções podem ter”, destacou Moura.

Os pesquisadores apresentaram dois projetos: “Análise da variação de temperatura e relação Ca/S na dessulfurização de carvão brasileiro em combustor de leito fluidizado borbulhante” e “Dessulfurização in situ da combustão de carvão brasileiro utilizando diferentes calcários em escala de bancada de leito fluidizado borbulhante”.

Notícias Relacionadas

Comentarista de arbitragem diz que pênalti de Barreto foi “bem marcado”

Tigre perde para o Flamengo por 2 a 1, em Brasília

Dupla suspeita de lavar dinheiro milionário é presa em casa de shows em SC

Durante a operação, foram apreendidos veículos, celulares e documentos

Final de semana em SC terá sol e temperaturas próximas aos 30ºC

Embora os dias sejam quentes, as noites e madrugadas serão frias, com temperaturas variando entre 4°C e 10°C