Geral

Pesquisadores do CT Satc participam de evento internacional sobre captura de CO2

Vanesa Viola e Thiago Aquino se juntaram a especialistas no Carbon Capture Expo e Hydrogen Expo South America

Foto: Divulgação

Pesquisadores do Centro Tecnológico (CT) Satc, marcaram presença no evento ‘Carbon Capture Expo e Hydrogen Expo South America’, realizado no Rio de Janeiro. Vanesa Viola e Thiago Aquino se juntaram a especialistas do Brasil inteiro para discutir temas voltados à captura de gás carbônico (CO2). O encontro apresentou os últimos lançamentos em equipamentos, componentes e soluções voltadas para a cadeia produtiva de hidrogênio e descarbonização.

A captura de CO2 é um dos pilares do Núcleo de Pesquisa de Energia e Síntese de Produtos (NEP) da Satc, que explora essa área desde 2014. Entre os projetos de destaque do NEP estão o desenvolvimento de adsorventes para Captura Direta do Ar (DAC), em parceria com a Repsol Sinopec, e a tecnologia de captura de CO2 em escala piloto, em colaboração com a Eneva.

Para Vanessa, acompanhar as novidades e discussões em torno do tema é fundamental para o avanço das soluções de descarbonização. “O desenvolvimento de soluções de descarbonização é um tema transversal que precisa ser trabalhado de forma conjunta entre empresas, centros de pesquisa e demais entidades para que traga os melhores resultados”, afirmou.

O diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan, também esteve presente no evento, onde palestrou no painel “Inovação tecnológica como catalisador para o desenvolvimento e implementação de projetos CCS”. Durante a apresentação, Zancan discutiu as perspectivas do setor carbonífero em meio ao cenário de transição energética.

Notícias Relacionadas

Dupla suspeita de furtar carro em Arroio do Silva é presa em Criciúma

Um dos abordados estava com uma tornozeleira eletrônica

Avião que saiu de Florianópolis bate em morro e cai no interior de São Paulo

Segundo o Corpo de Bombeiros daquele estado, havia cinco ocupantes na aeronave e, até o momento, não há informações de sobreviventes

“Compareçam ao Majestoso”, pede Claudinho

O sismo na Turquia em 2011