Geral

Piscicultor doa uma tonelada de peixe para famílias carentes em Orleans

Gesto foi uma maneira de compartilhar com a comunidade parte da produção

Foto: Guilherme Hahn, Especial)

O almoço de Sexta-feira Santa deste ano será ainda mais especial para a família do imigrante Makensun Blanc. Moradores de Orleans, ele, a esposa e dois primos irão partilhar o peixe doado pelo piscicultor Jorge Manoel Cachoeira. Essa é a segunda vez que o produtor rural compartilha parte da produção com famílias e pessoas carentes, em um gesto de agradecimento e comunhão. “Estou contente, recebi peixe. Vou assar e comer com minha família, agradeço aos brasileiros de coração bom, que sejam sempre felizes”, comentou o imigrante.

Foram 142 senhas distribuídas nas últimas semanas, e cada pessoa levou sete quilos de peixe entre carpas e tilápias. A seleção das famílias foi em parceria com o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e o grupo das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Para a irmã Ignez Maria Paloschi, auxiliar nessa iniciativa tem tudo a ver com o significado da Semana Santa, época de repensar atitudes e renovar a fé. “É emocionante ver essa mobilização, trabalhamos com os imigrantes e conhecemos a necessidade deles, então para muitos é um gesto enorme. A maioria agradece bastante, outros não conseguem se expressa se ficam indiferentes, mas a iniciativa é o mais importante”, analisou a religiosa.

Há mais de 15 anos no ramo de peixes de água doce, essa é a segunda vez que Cachoeira realiza a doação. A produção anual dele chega a 100 toneladas, e esse 1% compartilhado com a comunidade é também uma maneira de ofertar o produto a um público que tem menor acesso. Ele estima que o consumo per capita seja de 15 quilos/ano na cidade, superior aos 10 quilos/ano registrados no Brasil. “Eu quis repartir um pouquinho com todo mundo. Ninguém é tão pobre que não tenha nada para repartir com alguém, um sorriso ou uma palavra, e eu contei com ajuda dos vizinhos pra capturar o peixe, da família, o apoio de todos, foi uma ação coletiva”, comentou o piscicultor.

Com informações da NSC  Total

Notícias Relacionadas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Obras de recuperação da SC-390 começam nesta terça-feira

Assinatura da ordem de serviço, com a presença do Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira e o Secretário de Infraestrutura do Estado Paulo França, está prevista para acontecer na quarta (26), em Orleans.