Política

Planetário de Criciúma é tema de encontro virtual com o ministro Marcos Pontes

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações conheceu o projeto, apresentado pelo prefeito Clésio Salvaro

Divulgação

Um projeto que deve despertar o interesse das gerações para a ciência, foi apresentado na última terça-feira (14) para o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes. A implantação de um observatório astronômico em Criciúma foi apresentada pelo prefeito Clésio Salvaro, juntamente com o secretário de Educação Miri Dagostim, em uma reunião virtual com o Ministério. O encontro foi viabilizado pela deputada federal Geovânia de Sá, e contou ainda com a presença do secretário de Empreendedorismo e Inovação do Governo Federal, Paulo Cesar Rezende de Carvalho Alvim.

“O planetário de Criciúma deve refletir em vários benefícios no âmbito educacional, visto que os alunos nascem em um mundo cada vez mais tecnológico”, ressaltou o prefeito, lembrando ainda que o município já tem realizado uma série de investimentos voltados ao futuro das gerações, como a implantação das salas makers e as aulas de robótica. Durante a reunião, Salvaro destacou, ainda, a boa performance de alunos do município na Olimpíada Brasileira de Astronomia, com 36 medalhas, e apresentou um projeto que pretende adquirir três telescópios para equipar o observatório na cidade, com o objetivo de aumentar o interesse dos jovens por astronomia e ciência em geral.

Viabilidade do projeto

O ministro Marcos Pontes afirmou que é possível uma cooperação do Ministério com a implantação do planetário, e apresentou o Espaço Inovação MCTI como uma forma possível para a colaboração da pasta, com exposições, salas de aulas, espaços makers e mentoria de órgãos parceiros. “Temos várias possibilidades de projetos que podemos desenvolver juntos. Se tivermos mais espaços como esses espalhados pelo país, com certeza mudaremos o cenário da formação dos jovens”, acrescentou.

No encontro, ficou definida a criação de um grupo de trabalho, formado por representantes da Secretaria de Educação de Criciúma e do Ministério, para discutir os projetos de implantação do Planetário e a forma de auxílio do Governo Federal. “Vamos elaborar um ofício apresentando todos os equipamentos necessários e suas características técnicas. Esse documento será encaminhado ao Ministério, que a partir de agora, passa a discutir o projeto junto ao município”, destacou o secretário de Educação de Criciúma, Miri Dagostim.

A deputada Geovânia de Sá, que intermediou o contato com o Ministério, está engajada no projeto junto ao município. “As crianças de hoje serão nossos profissionais no futuro. Precisamos preparar estes alunos para o amanhã e despertar neles o prazer e a curiosidade pela ciência. Vamos, juntos, com a administração do prefeito Clésio Salvaro, em busca de recursos para concretizar este projeto para Criciúma”, concluiu.

Notícias Relacionadas

Em um ano de vacinação, quase 70% dos brasileiros já tomaram 2 doses

Receberam a primeira 75%, e a dose de reforço, 15%

Mulher e adolescente são presos com 100 gramas de crack em Laguna

Quantidade de crack renderia aproximadamente 300 pedras da droga

Homem denuncia comércio de drogas e sofre tentativa de homicídio em Laguna

De acordo com a vítima, o autor do tiro mora na mesma rua e tinha tentado lhe matar depois de ter denunciado a venda ilícita

Homem não paga pensão alimentícia e é preso em São Martinho

Ele foi levado até a unidade prisional do município de Tubarão