Geral

Polícia Civil lança plataforma própria PCSC WebConf e inquérito digital

O objetivo é aperfeiçoar a comunicação através de uma transmissão segura e criptografada.

Divulgação

A Polícia Civil de Santa Catarina criou o Sistema PCSC WebConf, uma plataforma própria de videoconferência desenvolvida pela Gerência de Tecnologia da Informação da instituição. O lançamento aconteceu na tarde desta quarta-feira, 23, no auditório da Secretaria de Segurança Pública, em Florianópolis, em apresentação a diretores e delegados regionais.

O objetivo é aperfeiçoar a comunicação através de uma transmissão segura e criptografada. O sistema será utilizado para as mais diversas atividades administrativas como reuniões, cursos, capacitações e atendimentos psicológicos de forma remota.

Inquérito Digital

O sistema também poderá ser utilizado para inquirições remotas de vítimas, testemunhas e demais pessoas envolvidas em procedimentos policiais, como Inquéritos, Termos Circunstanciados, entre outros.

Desenvolvido com tecnologia de ponta, o sistema conta com recursos como bloqueio de chamada por senha, mensageiro instantâneo, compartilhamento de tela, entre outras funcionalidades. O sistema PCSC WebConf foi projetado para trazer maior eficiência e segurança às ações realizadas pela Polícia Civil no exercício de suas atividades administrativas e operacionais. Haverá um cronograma de implantação de todo o sistema pelo Estado.

“A Polícia Civil de Santa Catarina lança no dia de hoje um programa sem precedentes no intuito de modernizar os procedimentos policiais e os meios de investigação criminal, conforme o nosso planejamento estratégico”, destacou o Presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e Delegado Geral, Paulo Koerich.

Economia

Na prática, o programa de videoconferência da Polícia Civil possibilitará ainda economia de recursos evitando deslocamentos de policiais e diárias, otimização de tempo dos profissionais e facilidade de comunicação.

Entre os exemplos estão o plantão digital (flagrantes por videoconferência) nas Centrais de Plantão Regionais, e o inquérito audiovisual – instrução audiovisual e remota de todos os procedimentos policiais, ensino a distância (aulas online) e oitivas especiais (como atendimento psicológico, depoimento especial, investigações preliminares e inquirição de presos e adolescentes infratores).

Acompanharam o lançamento de forma online representantes do Judiciário, do Ministério Público de Santa Catarina e da OAB/SC.

Novas carteiras

Ainda nesta quarta-feira foi iniciado o processo de entrega simbólica das carteiras funcionais com a nova identidade visual da Polícia Civil.

O Diretor de Administração e Finanças da Polícia Civil, Valério Alves de Brito, representou os Delegados de Polícia por ser o delegado mais antigo em exercício presente no local. A carteira foi entregue a ele pelo Delegado Geral Paulo Koerich e a Delegada-Geral Adjunta, Ester Fernanda Coelho.

Também receberam a carteira, representando as demais carreiras, a escrivã de Polícia Kristian Celly Nascimento, a agente de Polícia Giovana Silveira da Silva e a psicóloga policial Juliana Belincanta.

Notícias Relacionadas

Criança de 1 ano e 6 meses morre após acidente em piscina em São Ludgero

Menino acompanhava a família em uma confraternização realizada na residência de outra pessoa, no Morro do Cruzeiro.

Duas pessoas ficam feridas após capotamento na SC-370, em Braço do Norte

Veículo saiu da pista e capotou na noite desta sexta-feira (11); vítimas foram encaminhadas ao Hospital Santa Terezinha.

Homem fica ferido após veículo cair em área alagada em Cocal do Sul

Vítima de 25 anos foi encontrada fora do veículo, no acostamento da SC-442, e encaminhada ao Hospital São José pelo SAMU.

Seis presos pela morte de Jair de Bem passam por audiência em Laguna

Audiência no Fórum de Laguna reuniu testemunhas do processo que apura a morte do servidor público e empresário.