Segurança

Polícia mira organização criminosa que movimentou R$ 500 milhões no Sul

Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, entre os municípios, de Itapema, Tubarão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha e Içara. Procedimentos também foram realizados no Rio Grande do Sul (RS)

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Polícia de Içara com apoio do Núcleo de Inteligência de Criciúma desarticulou uma organização criminosa voltada a lavagem de dinheiro e financiamento ao tráfico durante a ‘Operação Ferro Novo’, no início da manhã desta quinta-feira, dia 31.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Segundo as autoridades, o grupo movimentou durante um pouco mais de quatro anos, cerca de meio bilhão de reais, utilizando empresas e laranjas para inserção do capital arrecadado ilicitamente por meio de atividade criminosa no sistema financeiro nacional.

Durante a fase externa dos trabalhos policiais, 25 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em SC, entre os municípios, de Itapema, Tubarão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha e Içara. Os mandados também se estenderam para o Rio Grande do Sul (RS), nas cidades de Rio Grande, Pelotas, Charqueadas e Xangri-lá.

Oito prisões temporárias foram efetuadas, além de apreensão de veículos de luxo, bloqueio de bens imóveis e contas bancárias. As investigações são continuidade da maior apreensão de drogas do Sul de SC, no ano de 2020. Na ocasião, a Polícia Civil de Içara apreendeu cerca de 3,5 toneladas de maconha.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

A operação contou com o apoio de todas as delegacias da região de Criciúma, Lab/Sul/Deic, SaerSul, Decor Tubarão, Deic, Delegacia de Itapema, DIC’s de Tubarão e Laguna, e também da Policia Científica em Santa Catarina. Já no RS, a DRACO/Rio Grande, DRACO/Pelotas e Delegacia de Charqueadas prestaram apoio na ação.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Operação Dieta mira sonegação de impostos e apreensão de mais de R$ 20 milhões em veículos e imóveis de luxo

Investigação apura sofisticado esquema de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro; mandados foram cumpridos em Balneário Camboriú e Itajaí.

Operação apreende menores envolvidos em organização criminosa, em Imbituba

Mais de 140 anos de prisão para 14 réus condenados por organização criminosa em Laguna

As penas aplicadas variam entre 11 anos e oito meses, 10 anos, 9 anos e oito meses, 8 anos e quatro meses e 7 anos e seis meses, além do pagamento de multa.

Operação Armagedom desarticula organização criminosa do tráfico de drogas em Araranguá

Foram mais de 130 policiais, cumprindo diversos mandados de buscas e prisões.